sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Paz entregue hoje em Oslo

A cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia decorre hoje em Oslo, tal como foi estabelecido por Alfredo Nobel, e antes da entrega dos restantes galardões, prevista para Estocolmo.

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

O Quarteto tunisino -- contemplado com 8 milhões de coroas suecas (855.000 euros), o montante atribuído a cada categoria dos prémios Nobel -- e escolhido em 2015 pela sua "decisiva contribuição à criação de uma democracia plural na sequência da Revolução do Jasmim", já está presente na capital norueguesa, com os seus representantes a sublinharem que o diálogo permanece "a chave" de todos os problemas políticos, incluindo na Síria e na Líbia.

"As armas nunca poderão ser uma solução, nem na Síria nem na Líbia. É necessário o diálogo e não sangue nem combatentes", declarou na quarta-feira em conferência de imprensa Abdessatar Ben Moussa, presidente da Liga tunisina os direitos humanos (LTDH), uma das quatro organizações tunisinas laureadas.

Para além da LTDH e da central sindical União geral tunisina do trabalho (UGTT), o quarteto é composto pela organização patronal Utica e pela Ordem dos advogados.

Pouco depois, numa cerimónia que decorre em Estocolmo, o rei Gustavo da Suécia entrega os restantes prémios Nobel, com destaque ao atribuído à jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Alexievich, com o galardão da Literatura.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.