sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Paz entregue hoje em Oslo

A cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia decorre hoje em Oslo, tal como foi estabelecido por Alfredo Nobel, e antes da entrega dos restantes galardões, prevista para Estocolmo.

© Norsk Telegrambyra AS / Reute

O Quarteto tunisino -- contemplado com 8 milhões de coroas suecas (855.000 euros), o montante atribuído a cada categoria dos prémios Nobel -- e escolhido em 2015 pela sua "decisiva contribuição à criação de uma democracia plural na sequência da Revolução do Jasmim", já está presente na capital norueguesa, com os seus representantes a sublinharem que o diálogo permanece "a chave" de todos os problemas políticos, incluindo na Síria e na Líbia.

"As armas nunca poderão ser uma solução, nem na Síria nem na Líbia. É necessário o diálogo e não sangue nem combatentes", declarou na quarta-feira em conferência de imprensa Abdessatar Ben Moussa, presidente da Liga tunisina os direitos humanos (LTDH), uma das quatro organizações tunisinas laureadas.

Para além da LTDH e da central sindical União geral tunisina do trabalho (UGTT), o quarteto é composto pela organização patronal Utica e pela Ordem dos advogados.

Pouco depois, numa cerimónia que decorre em Estocolmo, o rei Gustavo da Suécia entrega os restantes prémios Nobel, com destaque ao atribuído à jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Alexievich, com o galardão da Literatura.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.