sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas e britânicas apreendem 1.400 quilos de cocaína em Valência

As polícias espanhola e britânica desmantelaram uma rede que traficava droga da América Latina para a Europa, apreendendo no porto de Valência 1.400 quilos de cocaína.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Enrique Castro-Mendivil / Reuters

No decorrer da operação - conduzida pela Polícia Nacional espanhola, a Agência Tributária e a National Crime Agency do Reino Unido - foram detidos 12 suspeitos.

As detenções ocorreram em Espanha, no Reino Unido e no Dubai. Os cabecilhas enviavam droga a partir da Colômbia, através de uma empresa fachada de produtos químicos.

A empresa exportava sacos de carvão, mas as paletes em que eram embalados eram feitas de cocaína. Dois dos colombianos detidos em Espanha eram especialistas em química e revertiam o processo através do qual se transforma cocaína em paletes de transporte.

Este processo de ocultação da droga torna muito difícil a sua deteção. Nem os cães treinados da polícia de alfândegas detetam o cheiro, uma vez que a cocaína nesse ponto ainda não está pronta para consumo.

A investigação começou em setembro último.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22