sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas e britânicas apreendem 1.400 quilos de cocaína em Valência

As polícias espanhola e britânica desmantelaram uma rede que traficava droga da América Latina para a Europa, apreendendo no porto de Valência 1.400 quilos de cocaína.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Enrique Castro-Mendivil / Reuters

No decorrer da operação - conduzida pela Polícia Nacional espanhola, a Agência Tributária e a National Crime Agency do Reino Unido - foram detidos 12 suspeitos.

As detenções ocorreram em Espanha, no Reino Unido e no Dubai. Os cabecilhas enviavam droga a partir da Colômbia, através de uma empresa fachada de produtos químicos.

A empresa exportava sacos de carvão, mas as paletes em que eram embalados eram feitas de cocaína. Dois dos colombianos detidos em Espanha eram especialistas em química e revertiam o processo através do qual se transforma cocaína em paletes de transporte.

Este processo de ocultação da droga torna muito difícil a sua deteção. Nem os cães treinados da polícia de alfândegas detetam o cheiro, uma vez que a cocaína nesse ponto ainda não está pronta para consumo.

A investigação começou em setembro último.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07