sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas e britânicas apreendem 1.400 quilos de cocaína em Valência

As polícias espanhola e britânica desmantelaram uma rede que traficava droga da América Latina para a Europa, apreendendo no porto de Valência 1.400 quilos de cocaína.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Enrique Castro-Mendivil / Reuters

No decorrer da operação - conduzida pela Polícia Nacional espanhola, a Agência Tributária e a National Crime Agency do Reino Unido - foram detidos 12 suspeitos.

As detenções ocorreram em Espanha, no Reino Unido e no Dubai. Os cabecilhas enviavam droga a partir da Colômbia, através de uma empresa fachada de produtos químicos.

A empresa exportava sacos de carvão, mas as paletes em que eram embalados eram feitas de cocaína. Dois dos colombianos detidos em Espanha eram especialistas em química e revertiam o processo através do qual se transforma cocaína em paletes de transporte.

Este processo de ocultação da droga torna muito difícil a sua deteção. Nem os cães treinados da polícia de alfândegas detetam o cheiro, uma vez que a cocaína nesse ponto ainda não está pronta para consumo.

A investigação começou em setembro último.

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.