sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia dos EUA vai-se reunir em Moscovo com Presidente russo

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai reunir-se com o Presidente russo na terça-feira em Moscovo para discutir a crise na Síria e a luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), foi hoje divulgado.

MANDEL NGAN

"Vão discutir os esforços que estão a decorrer para alcançar uma transição política na Síria e os esforços simultâneos para enfraquecer e destruir o EI", declarou em Paris o porta-voz norte-americano Mark Toner, à margem da 21.ª Cimeira do Clima da ONU (COP21), a decorrer em Le Bourget, perto de Paris.

A agenda do encontro com Vladimir Putin também prevê conversações sobre a crise no leste da Ucrânia, onde Moscovo é acusado por Washington de apoiar os rebeldes separatistas, precisou a mesma fonte.

John Kerry também vai encontrar-se com o seu homólogo russo Sergei Lavrov.

Apesar das divergências, os Estados Unidos e a Rússia são os principais promotores de um processo internacional que visa o fim do conflito civil sírio, no âmbito de um grupo internacional de apoio à Síria.

Este grupo de 17 países vai reunir-se em Nova Iorque em 18 de dezembro sob os auspícios da ONU, com o objetivo de avançar com o plano de um cessar-fogo negociado.

A guerra civil síria, que começou em 2011, já provocou perto de 250 mil mortos, de acordo com a ONU.

Moscovo e Washington esperaram pelos resultados de uma reunião entre os principais grupos políticos e militares da oposição síria, que decorreu esta semana em Riade (Arábia Saudita), antes de confirmar a data do encontro de Nova Iorque.

Na quinta-feira, as principais fações políticas e militares da oposição síria anunciaram que estavam dispostas a negociar com representantes do regime sírio, mas exigiram a saída do Presidente Bashar Al-Assad e o início de um período de transição.

A exigência da saída de Bashar Al-Assad poderá constituir um ponto de bloqueio para aqueles que apoiam o regime de Damasco, nomeadamente a Rússia.

John Kerry afirmou hoje, em Le Bourget, que alguns problemas permanecem após o anúncio do acordo de Riade, referindo que existem "nós para desembaraçar" antes da reunião internacional em Nova Iorque.

O responsável norte-americano acrescentou que falou com o ministro da Defesa saudita, Mohamed bin Salmane, e com o seu homólogo saudita, Adel al-Jubeir, após o anúncio do acordo.

Kerry não especificou quais são os pontos do acordo de Riade que suscitam reservas na administração norte-americana, mas recordou que é importante que o acordo não desagrade a Rússia.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.