sicnot

Perfil

Mundo

Coreias reunidas em raro encontro de alto nível

Representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte sentaram-se hoje à mesa para um raro encontro de alto nível, que tem lugar na cidade fronteiriça de Kaesong.

© KCNA KCNA / Reuters

O encontro, que começou às 10:40 (01:40 em Lisboa), visa abordar diversos assuntos pendentes entre Seul e Pyongyang, de acordo com o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

A delegação sul-coreana, composta por três membros, é liderada pelo vice-ministro da Unificação, Hwang Boo-gi, enquanto a norte-coreana é encabeçada por Jon Jong-su, vice-diretor do Comité para a Reunificação Pacífica.

"Há muitos assuntos entre o Sul e o Norte a serem discutidos e abordados. Farei os maiores esforços para os resolver, um a um, de forma calma e ordeira", afirmou Hwang Boo-gi antes de rumar ao complexo industrial conjunto de Kaesong, do lado norte-coreano.

Trata-se do primeiro diálogo intergovernamental entre as duas Coreias desde que a Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, tomou posse no início de 2013, para discutir um amplo leque de assuntos.

Em fevereiro e agosto deste ano foram realizados encontros entre as duas Coreias, mas ambos de nível intermédio, marcados para debater questões urgentes e aliviar a tensão na península.

Embora nenhuma das partes tenha revelado detalhes sobre a agenda, espera-se que Seul proponha uma nova ronda de reuniões entre as famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53) como a que se realizou em outubro, que permitiu a quase 200 famílias voltarem a ver-se após seis décadas sem contacto.

Já os representantes da Coreia do Norte devem procurar formas de recuperar o projeto turístico do monte Kumgang, que permitia a sul-coreanos viajar para um resort até à suspensão desse programa em 2008 após um soldado norte-coreano ter matado a tiro um visitante do Sul.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC