sicnot

Perfil

Mundo

EUA e Cuba restabelecem serviços postais diretos após 52 anos de suspensão

Os Estados Unidos e Cuba decidiram restabelecer os serviços postais diretos entre os dois países, suspensos há 52 anos, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Kevin Lamarque / Reuters

A mesma fonte referiu que um "programa-piloto" irá entrar em vigor "nas próximas semanas". Numa fase seguinte, os serviços postais diretos entre os dois países deverão funcionar de forma permanente.

Esta informação é divulgada seis dias antes do primeiro aniversário do anúncio histórico feito em simultâneo pelos Presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, a 17 de dezembro de 2014, que Washington e Havana iam iniciar negociações para restabelecer as relações diplomáticas, que estavam suspensas há mais de meio século.

Os dois países já tinham começado a trabalhar na recuperação dos serviços postais diretos em 2013, antes do anúncio da aproximação histórica.

Havana e Washington também já restabeleceram as ligações telefónicas diretas. Antes, as comunicações telefónicas entre os dois países tinham de passar por um terceiro país, o que tornava as ligações caras e sem qualidade.

A empresa de telecomunicações estatal cubana, a Etecsa, afirmou que a nova ligação telefónica poderá ser eventualmente usada para a Internet.

Cuba tem uma das taxas mais baixas de acesso à Internet a nível mundial, com apenas 3,4% das casas ligadas à rede.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.