sicnot

Perfil

Mundo

Neozelandeses escolhem design da eventual nova bandeira do país

Os neozelandeses já escolheram o design da eventual nova bandeira do país. Os primeiros resultados indicam qual das cinco finalistas obteve mais votos dos cidadãos.

É uma bandeira que inclui as quatro estrelas do Cruzeiro do Sul que significam a localização do país no sul do Oceano Pacifico e o icónico feto prateado que representa uma sociedade multicultural em crescimento numa só direção e que está presente nas camisolas da mundialmente conhecida seleção de râguebi do país.

O anúncio oficial da vencedora desta consulta popular realiza-se na terça-feira. Em março, os neozelandeses vão decidir em referendo se querem adotar a nova bandeira ou manter a atual que inclui o símbolo do Reino Unido.

  • Sete pessoas morreram num acidente de helicóptero na Nova Zelândia

    Mundo

    Sete pessoas morreram num acidente de helicóptero na Nova Zelândia. O aparelho despenhou-se sobre um glaciar na costa oeste da ilha Sul. A chuva intensa terá estado na origem do acidente. Além do piloto, a bordo seguiam quatro turistas do Reino Unido e dois da Austrália. Pelo menos, três corpos foram recuperados. Devido às dificuldades de acesso ao local, as operações de resgate devem prolongar-se durante os próximos dias.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.