sicnot

Perfil

Mundo

Frente Nacional francesa perdeu eleições em todas as regiões

A Frente Nacional, liderada por Marine Le Pen, foi este domingo incapaz, na segunta volta das eleições regionais, de ganhar qualquer região, apesar do êxito histórico na primeira volta do escrutínio, há uma semana.

Marine perdeu no Norte, a sobrinha Marion Maréchal-Le Pen no Sul e Florian Philippo, estratega do partido, na região do grande Leste.

Marine perdeu no Norte, a sobrinha Marion Maréchal-Le Pen no Sul e Florian Philippo, estratega do partido, na região do grande Leste.

© Pascal Rossignol / Reuters

Marine Le Pen, foi a grande derrotada no norte pelo adversário da oposição de direita, a favor do qual a esquerda, no poder, desistiu de se apresentar na segunda volta do último escrutínio em França antes das presidenciais de 2017.

Marine perdeu no Norte, a sobrinha Marion Maréchal-Le Pen no Sul e Florian Philippo, estratega do partido, na região do grande Leste, segundo apontam as projeções.

A direita conquistou pelo menos cinco regiões, enquanto a esquerda saiu vitoriosa em três regiões.

As 13 regiões francesas foram redesenhadas no ano passado para elevar a sua dimensão ao nível dos Estados federados (lander) alemães.

Partido eurofóbico e anti-imigração, a Frente Nacional dirige vários municípios franceses, mas nunca liderou a nível regional. Fundado em 1972, é presidido desde 2011 por Marine Le Pen.

  • Eleições regionais francesas em análise
    2:08

    Opinião

    O comentador da SIC Nuno Rogeiro considera que os resultados das eleições regionais francesas são uma derrota para os socialistas, nomeadamente Manuel Valls, enquanto Sarkozy ressuscita dos mortos. Já o Conselheiro Consular Laurent Goater, numa análise aos resultados, diz que é uma grande alegria a Frente Nacional não ter conquistado qualquer região.

  • Partido de Marine Le Pen quer festejar vitória eleitoral em restaurante português
    2:46

    Mundo

    Na primeira volta das eleições regionais francesas, a Frente Nacional, de Marine Le Pen, venceu em seis das 13 regiões. Entre os apoiantes do Partido Nacionalista de Extrema Direita estão emigrantes portugueses. Os enviados da SIC às eleições francesas, Sofia Arêde e Mário Cabrita, foram conhecer o restaurante português onde a Frente Nacional vai festejar em caso de vitória.

  • Segunda volta das regionais em França com Frente Nacional confiante
    2:56

    Mundo

    Os franceses regressam hoje às urnas para a segunda volta das eleições regionais. Na primeira ronda, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, venceu em 6 das 13 regiões francesas e agora está confiante num bom resultado, mas as sondagens indicam que deve perder força neste último teste antes das eleições presidenciais de 2017.

  • França e Rússia criam grupo de trabalho contra o terrorismo
    1:00

    Mundo

    França e Rússia vão criar um grupo de trabalho para lutar contra o terrorismo. A proposta partiu do Presidentre francês e foi anunciada por Vladimir Putin. Na conferência de imprensa conjunta, o Presidente russo explicou que ambos falaram também da Coreia do Norte.    

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Angola confirma pela 1ª vez que José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde

    Mundo

    É a primeira vez que o governo de Luanda admite, oficialmente, que o Presidente José Eduardo dos Santos sentiu-se mal e está a receber assistência médica em Espanha. Com 74 anos, os últimos 38 como Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos tem feito visitas regulares a Barcelona para efetuar exames médicos, mas nem uma palavra sobre as suspeitas de que o Chefe de Estado angolano teria sofrido um AVC recentemente.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.