Iglesias diz a Rajoy que é hora de "voltar a casa" e sair da Moncloa
13.12.2015 16h28
O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, encheu hoje o pavilhão Caja Mágica de Madrid com mais de 10 mil pessoas, para um comício no qual disse adeus ao atual chefe do executivo: "Vá para casa, senhor Mariano Rajoy".

Pablo Iglesias, secretário-geral do Podemos.
© Juan Medina / Reuters
Perante milhares de apoiantes que gritavam "Sim, pode-se" ou "Remontada (reviravolta no marcador, em linguagem futebolística), o candidato do Podemos a presidente do Governo nas eleições do próximo domingo referiu-se ao PP (mas também ao PSOE) como "os senhores do antanho) e assegurou que o seu partido vai mesmo ganhar nas urnas.
"Porque este país não aguenta mais estar preso no passado", disse Iglesias, que discursou logo após a presidente de Câmara de Barcelona, Ada Colau (eleita em maio com uma plataforma apoiada pelo Podemos).
Iglesias insistiu na ideia de que Espanha pode ter vários países no seu interior, insistido que pode ser "um país de países" para justificar a sua ideia de realizar um referendo apenas na Catalunha sobre a eventual independência da região.
"Eu sou espanhol e adoro abraçar a quem se sente catalão, a quem se sente galego, a quem se sente basco ou andaluz, para construir um projeto juntos. Dizemo-lo em Madrid e em todas as parte e queremos que o diga também a constituição", realçou Pablo Iglesias.
O artigo dois da constituição espanhol atribui apenas ao conjunto do povo espanhol as decisões sobre a unidade de Espanha, o que na prática impede a realização de referendos para independência de qualquer região, como pretende a Catalunha.
Assim, Iglesias defendeu uma Espanha em que "Madrid possa dizer a Ada Colau 't'estimo molt' (Amo-te ou gosto muito de ti, em catalão), em todas as línguas e ao mesmo nível".
Tal como Ada Colau, o secretário-geral do Podemos emocionou-se no final do seu discurso, ao insistir que "Espanha não merece voltar ao passado", mas sim olhar para um futuro em que os filhos dos espanhóis "possam ter melhores serviços públicos".
"Não queremos um país de baixos salários e políticos corruptos que conseguem acordos com grandes empresários nas tribunas de honra dos campos de futebol. Esses são vocês", disse Iglesias numa referência ao PP de Mariano Rajoy.
O líder do Podemos preferiu, isso sim, aplaudir "as pessoas comuns que estão a tomar as rédeas da política", tal "como se viu com Ada Colau em Barcelona e noutras câmaras como Madrid, Cádiz, Corunha ou Saragoça", onde governam presidentes de câmara apoiados pela formação violeta.
"Que nunca mais haja um presidente que seja o chefe dos espanhóis. Eu quero ser o empregado dos espanhóis", sublinhou.
Ainda antes de falar Iglesias e Colau, coube ao número dois do Podemos, Íñigo Erréjon as intervenções mais duras do comício, ao afirmar que as políticas do PSOE e do PP constituem "um pequeno golpe de Estado silencioso", já que "sequestram as instituições".
"Por isso vemos a mexer nas leis de educação pública quem nunca teve educação pública, na saúde pública quem nunca usou dela, a fazer leis do trabalho quem nunca entregou um currículo ou foi a uma entrevista de trabalho, apenas foi posto com uma cunha numa multinacional", acusou o dirigente do Podemos.
Lusa
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03