sicnot

Perfil

Mundo

Segunda volta das regionais francesas com Frente Nacional confiante

A segunda volta das eleições regionais em França realiza-se hoje com a líder da Frente Nacional crente no triunfo, após o partido ter ganho em seis das 13 regiões francesas no passado domingo.

Lionel Cironneau/AP

Na primeira volta, a 06 de dezembro, o partido de extrema-direita Frente Nacional venceu em seis das 13 regiões francesas, ultrapassando conservadores e socialistas com 40,6% dos votos na região de Nord-Pas de Calais-Picardie.

Em reação, na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro francês, o socialista Manuel Valls, apelou a uma votação na direita em três regiões, para tentar impedir a vitória da extrema-direita na segunda volta das eleições.

Grande perdedor da primeira volta das eleições, o Partido Socialista decidiu retirar os seus candidatos "nas regiões em que há um risco Frente Nacional e onde a esquerda não supera a direita", para "fazer barragem republicana" à extrema-direita.

Os candidatos do Partido Socialista retiraram-se no sudeste e norte, mantendo-se na corrida no leste de França.

Manuel Valls apelou à votação na direita nas regiões de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sudeste, onde Marion Maréchal-Le Pen teve mais 40% dos votos, de Nord-Pas-de-Calais-Picardie, no norte, onde a presidente da FN Marine Le Pen também recebeu mais de 40% dos sufrágios, e de Alsace-Champagne-Ardennes-Lorraine, onde o estratega da FN, Florian Philippot, também recebeu uma importante votação.

Enquanto isso, a Frente Nacional, liderada por Marine Le Pen, mantém a confiança na vitória, tendo já reservado um restaurante português para celebrar o triunfo de domingo.

A líder da Frente Nacional, segundo a qual o resultado da segunda volta está na mão dos abstencionistas, revelou entretanto que, "aconteça o que acontecer" nas eleições regionais, a sua candidatura às eleições presidenciais francesas vai avançar.

Lusa

  • Partido de Marine Le Pen quer festejar vitória eleitoral em restaurante português
    2:46

    Mundo

    Na primeira volta das eleições regionais francesas, a Frente Nacional, de Marine Le Pen, venceu em seis das 13 regiões. Entre os apoiantes do Partido Nacionalista de Extrema Direita estão emigrantes portugueses. Os enviados da SIC às eleições francesas, Sofia Arêde e Mário Cabrita, foram conhecer o restaurante português onde a Frente Nacional vai festejar em caso de vitória.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.