sicnot

Perfil

Mundo

Governo colombiano e guerrilha FARC chegam a acordo sobre justiça para vítimas

O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram hoje ter chegado a acordo sobre indemnizações e justiça para as vítimas do seu conflito de meio século, um grande avanço nas negociações de paz.

© Jose Gomez / Reuters

Os negociadores de ambos os lados confirmaram o acordo e indicaram que os pormenores serão divulgados na terça-feira.

"Mais um passo em direção ao fim do conflito", escreveu a delegação governamental na rede social Twitter.

"Isto é motivo para alegria, satisfação e para a certeza de que estamos a avançar com passos firmes e seguros para um acordo final", disse o negociador da guerrilha colombiana Marcos Calarca à imprensa em Havana, onde as duas partes têm efetuado as negociações nos últimos três anos.

O acordo inclui a criação de tribunais especiais que darão sentenças máximas de oito anos por crimes cometidos no conflito -- um compromisso considerado um grande avanço quando foi anunciado por ambos os lados, em setembro.

Comprometeram-se, nesse dia, a assinar um acordo de paz definitivo até ao fim de março do próximo ano. Os únicos pontos da agenda por resolver são agora o desarmamento e o mecanismo através do qual o acordo final será ratificado.

As FARC, um grupo de guerrilha marxista, estão em guerra com o Governo da Colômbia desde 1964.

O conflito, que atraiu para si múltiplos grupos rebeldes, paramilitares de direita e traficantes de droga, já matou mais de 220.000 pessoas e deslocou seis milhões.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.