sicnot

Perfil

Mundo

Polícia italiana confisca pergaminhos com falsas bênçãos papais

As autoridades italianas anunciaram hoje ter confiscado 3.500 pergaminhos com falsas bênçãos papais que se destinavam a ser vendidos a peregrinos durante o Jubileu, que teve início no passado dia 8.

© Stefano Rellandini / Reuters

Os pergaminhos falsos, que incluíam a imagem do papa Francisco e o brasão da Santa Sé, foram descobertos numa loja próxima da Praça de São Pedro, no Vaticano.

Segundo a polícia italiana, os pergaminhos estavam impressos em italiano, espanhol, português e inglês sob o título "Bênção do Peregrino", tendo o responsável pela impressão sido denunciado por produção e comércio de objetos falsificados.

"Inventaram a recordação perfeita para o peregrino do Jubileu: uma bênção apostólica personalizada em pergaminho pontifício, com brasão da Santa Sé e uma fotografia do papa Francisco, mas não consideraram necessário pedir a correspondente autorização", comentou a polícia a propósito dos autores da fraude.

O valor dos pergaminhos apreendidos ascende a cerca de 70.000 euros, desconhecendo-se o montante que os comerciantes já tinham arrecadado com a venda dos certificados falsos.

O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, teve início a 08 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina a 20 de novembro de 2016.

Lusa

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.