sicnot

Perfil

Mundo

Professor simulou agressão por militante do Daesh

Um professor que alegadamente teria sido atacados por um militante do Daesh, admitiu que afinal inventou a sua própria agressão. O professor encontrava-se sozinho numa sala esta manhã, supostamente a preparar-se para dar aulas na Escola Jean-Perrin Aubervilliers, na região de Paris, quando surgiu o alerta de que teria sido apunhalado na garganta.

© Charles Platiau / Reuters

O docente chegou mesmo a ser hospitalizado superficialmente ferido no pescoço e testa, mas de acordo com a agência France Presse acabou por reconhecer que tudo se tratou de uma mentira.

As secções antiterroristas da Procuradoria de Paris e da Brigada criminal abriram de imediato um inquérito, por tentativa de homicídio e relação com atos terroristas. Dessa investigação resultou o depoimento do professor que confessou a farsa, mas desconhecem-se ainda os motivos que levaram o professor, de 45 anos, a inventar a história.

Este incidente acontece um mês após os ataques que mataram 130 pessoas e causaram 350 feridos em Paris. Os atentados da autoria do Daesh suscitaram uma reação imediata da França, que desencadeou ofensivas militares nos territórios da Síria e Iraque sob o domínio do autodenominado Estado Islâmico.

  • Professor atacado em França por homem que evocou Daesh

    Mundo

    Um professor foi atacado com uma arma branca, na região da capital de França, por um homem que durante o ato evocou o Daesh. O ataque ocorreu numa escola na cidade de Aubervilliers, na região de Paris. A polícia confirma que o agressor está em fuga.

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.