sicnot

Perfil

Mundo

Bélgica deverá ficar em nível 3 de alerta de ameaça terrorista até final do ano

A Bélgica deverá manter o alerta de ameaça terrorista no nível 3, numa escala de quatro, até ao final do ano, anunciou o ministério da Administração Interna depois de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança.

Reuters

Reuters

© Yves Herman / Reuters

Segundo a imprensa local, o gabinete ministerial liderado por Jan Jambon precisou que a decisão de manter o nível de alerta foi comunicada segunda-feira pelo Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaça.

Este nível de alerta continuará a ser avaliado durante o período de festas, acrescentou.

O nível 3 corresponde a uma ameaça "possível e plausível", enquanto o nível 4, que esteve em vigor entre 21 e 26 de novembro, é registado quando há uma ameaça "seroa e iminente".

Na segunda-feira, Yvan Mayeur, o autarca de Bruxelas, anunciou que os tradicionais fogos de artifício do final do ano se irão manter, a não ser que se eleve o alerta de ameaça.

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da Lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06