sicnot

Perfil

Mundo

Educador francês que simulou ataque internado em hospital psiquiátrico

O educador de infância que na segunda-feira afirmou ter sido esfaqueado por um 'jihadista' em Aubervilliers, a nordeste de Paris, foi internado num hospital psiquiátrico, anunciou a justiça francesa.

© Charles Platiau / Reuters

O homem, detido preventivamente no dia do incidente, foi sujeito a uma avaliação psiquiátrica que concluiu haver "alteração do discernimento e incompatibilidade do estado de saúde com a medida de prisão preventiva", levantada hoje de manhã.

"Uma perícia psiquiátrica será realizada assim que for possível", indicou a mesma fonte, citada pela agência France Presse.

O educador de infância foi preso preventivamente na segunda-feira por denúncia de crime ou delito imaginário depois de ter "simulado a agressão por razões que o inquérito deverá estabelecer".

O educador, de 45 anos, afirmou inicialmente que foi agredido com um objeto cortante na sala de aulas, antes da chegada das crianças, por um homem que disse agir em nome do grupo extremista Estado Islâmico.

O Ministério da Educação de França anunciou hoje que suspendeu o educador e determinou a sua substituição e que vai abrir um processo disciplinar que pode conduzir ao despedimento.

Lusa

  • Professor simulou agressão por militante do Daesh

    Mundo

    Um professor que alegadamente teria sido atacados por um militante do Daesh, admitiu que afinal inventou a sua própria agressão. O professor encontrava-se sozinho numa sala esta manhã, supostamente a preparar-se para dar aulas na Escola Jean-Perrin Aubervilliers, na região de Paris, quando surgiu o alerta de que teria sido apunhalado na garganta.

  • Professor atacado em França por homem que evocou Daesh

    Mundo

    Um professor foi atacado com uma arma branca, na região da capital de França, por um homem que durante o ato evocou o Daesh. O ataque ocorreu numa escola na cidade de Aubervilliers, na região de Paris. A polícia confirma que o agressor está em fuga.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.