sicnot

Perfil

Mundo

Nova Iorque também recebeu ameaça contra escolas mas polícia avaliou como "pouco credível"

As escolas de Nova Iorque também foram hoje alvo de uma ameaça, como aquela que visou os estabelecimentos de ensino de Los Angeles, mas as autoridades nova-iorquinas avaliaram a ameaça como "pouco credível".

© Adrees Latif / Reuters

O chefe da polícia nova-iorquina, Bill Bratton, indicou que a ameaça, enviada através de correio eletrónico, era "quase idêntica" à mensagem recebida pelas autoridades da cidade de Los Angeles (Califórnia).

Mas "não a vimos como uma ameaça terrorista credível", disse Bill Bratton, numa conferência de imprensa.

"Não existe qualquer ameaça credível contra as nossas crianças, estamos absolutamente confiantes de que as nossas escolas estão em segurança", afirmou o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, na mesma conferência de imprensa.

As escolas nova-iorquinas permaneciam hoje abertas.

Em Los Angeles, todas as escolas públicas foram hoje encerradas após uma "ameaça credível" enviada por via eletrónica, segundo indicaram a polícia e a entidade administrativa escolar daquela zona, localizada não muito longe de San Bernardino, onde ocorreu um tiroteio a 02 de dezembro que provocou 14 mortos.

"Hoje de manhã cedo, recebemos uma ameaça por via eletrónica que se refere à segurança das nossas escolas", afirmou em conferência de imprensa Steven Zipperman, chefe da polícia Los Angeles, citado pela agência France Presse.

A polícia de Los Angeles, bem como a polícia federal norte-americana (FBI), "foram informados e esta ameaça está a ser analisada", indicou o representante.

"Num gesto de prudência, optámos por encerrar hoje as nossas escolas até que possamos ter a certeza absoluta de que todas as escolas estão seguras", acrescentou.

O sistema educativo de Los Angeles é frequentado por cerca de 640 mil alunos.

"Trata-se de uma vasta ameaça, não contra uma escola, duas ou três escolas. Visava várias escolas, que não foram especificamente identificadas", indicou o responsável pela entidade administrativa escolar de Los Angeles, Ramon Cortines, na mesma conferência de imprensa.

Ramon Cortines reconheceu que já recebeu ameaças em outras ocasiões, afirmando, no entanto, que desta vez era "uma ameaça diferente" que mencionava, por exemplo, "mochilas".

Questionado pelos jornalistas sobre a decisão de encerrar todas as escolas neste caso específico, o responsável mencionou o ataque em San Bernardino, a cerca de uma hora de Los Angeles, onde um casal radicalizado matou 14 pessoas e feriu outras 22, bem como os recentes acontecimentos internacionais.

"Não vamos arriscar a vida de nenhum estudante", concluiu.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.