sicnot

Perfil

Mundo

Polícia iraniana parou 40 mil carros devido a mulheres com lenço mal posto

O chefe da polícia de trânsito de Teerão anunciou que nos últimos oito meses foram tomadas medidas contra cerca de 40.000 carros com mulheres que não cobriam corretamente a cabeça com um lenço, segundo a agência Isna.

© Raheb Homavandi / Reuters

O general Teymur Hosseini disse que "na maioria dos casos, as viaturas foram apreendidas e o dossiê foi enviado para o tribunal".

Em novembro, a polícia tinha anunciado que seriam apreendidos durante uma semana os carros com uma condutora ou passageira sem lenço ou com ele mal colocado.

A utilização do lenço na cabeça é obrigatória no Irão para as mulheres, sejam iranianas ou estrangeiras e independentemente da sua religião, desde a revolução islâmica de 1979.

Nos últimos anos, no entanto, tem havido um relaxamento do código de vestuário das mulheres e nas ruas da capital e de outras grandes cidades não é raro ver condutoras com os lenços sobre os ombros ou mulheres com casacos mais justos e mais curtos do que era habitual.

O presidente Hassan Rohani, um religioso moderado eleito em junho de 2013, defende uma maior abertura política e social do país, nomeadamente no que se refere ao respeito do código de vestuário.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.