sicnot

Perfil

Mundo

Putin recebe Kerry em Moscovo para encontrar soluções para conflito civil

O Presidente russo, Vladimir Putin, recebeu hoje em Moscovo o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, para debater os esforços conjuntos para travar a guerra civil que afeta a Síria desde 2011.

reuters

"Juntos, vamos procurar soluções para as crises mais graves", nomeadamente na Síria, afirmou o chefe de Estado russo no início do encontro com o secretário de Estado norte-americano no Kremlin (sede da Presidência russa), acrescentando que estava ansioso para discutir com Kerry "um amplo conjunto de questões".

Antes da reunião com Putin, o responsável norte-americano encontrou-se com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

"Acredito que o mundo pode beneficiar de uma situação em que nações fortes com uma longa história comum têm a capacidade de encontrar um espaço de entendimento. Espero que hoje sejamos capazes de encontrar um espaço de entendimento", declarou Kerry, esperando "progressos" no dossiê da crise síria durante as conversações com Lavrov.

Estes encontros na capital russa antecedem um encontro internacional sobre a Síria que deverá acontecer na sexta-feira em Nova Iorque, sob os auspícios das Nações Unidas.

Washington espera que Moscovo consiga levar o seu aliado tradicional, o Presidente sírio Bashar al-Assad, à mesa das negociações com a oposição síria, de forma a acabar com o conflito, que já provocou mais de 250 mil mortos e milhões de deslocados desde março de 2011.

Elogiando o papel que Moscovo desempenhou nas negociações sobre o controverso programa nuclear iraniano, John Kerry destacou que os dois países mostraram ser "capazes de trabalhar de forma eficiente sobre problemas específicos".

Por sua vez, Lavrov afirmou esperar um diálogo "construtivo".

Nesta visita à capital russa, o secretário de Estado norte-americano também teve a oportunidade de se encontrar com a reconhecida ativista dos direitos humanos, Lioudmila Alexeieva, de 88 anos.

Segundo a antiga dissidente soviética, Kerry colocou questões sobre a situação das organizações não-governamentais e da sociedade civil na Rússia.

Lusa

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.