sicnot

Perfil

Mundo

Atualização informática visa acelerar atendimento nos consulados de Londres e Manchester

A atualização informática dos dois consulados portugueses no Reino Unido recentemente deverá permitir um atendimento mais rápido e diminuir os tempos de espera, afirmaram os responsáveis dos postos em Londres e Manchester.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eddie Keogh / Reuters

Além de novos equipamentos, o sistema informático, cujas falhas regulares obrigavam à interrupção do serviço, também foi atualizado e os serviços de email passaram a estar centralizados no servidor do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Portugal.

Em consequência, os endereços eletrónicos para agendar marcações ou pedir informações foram alterados e passaram a ser consulado.londres@mne.pt e consulado.manchester@mne.pt.

"A sincronização dos emails recebidos pelo centro de atendimento vai permitir responder muito mais rapidamente ao email geral e libertar tempo para o atendimento telefónico. E, claro, computadores mais modernos significa que são mais rápidos, por isso todos os processos que são feitos através das aplicações informáticas - cartão de cidadão, passaporte, registo civil - tornam-se também mais céleres", disse à agência Lusa a cônsul-geral em Londres, Joana Gaspar.

O crescimento do número de portugueses no Reino Unido nos últimos anos aumentou a procura dos serviços do consulado português na capital britânica, que sofre da falta de pessoal, problema reconhecido pelas autoridades portuguesas.

Ainda assim, a cônsul disse que o reforço de pessoal no verão, com mais quatro funcionários contratados e quatro estagiários, permitiu reduzir o tempo de espera para marcações de 12 para cinco semanas.

"Estamos a fazer cerca de 8.000 atendimentos por mês, uma média de 400 atendimentos por dia", referiu.

Em Manchester, a atualização informática também deverá contribuir para acelerar o atendimento.

Apesar de ter procura inferior à de Londres por cobrir uma área com menos portugueses, o prazo de espera é atualmente de três a quatro semanas, uma melhoria face à demora de três a quatro meses registada no início do ano passado.

De acordo com estatísticas das inscrições na segurança social britânica, chegaram ao Reino Unido 34.145 nacionais portugueses entre setembro de 2014 e setembro de 2015, mais 22% do que em igual período de 2013/14.

Em 2014, o número total de inscrições, obrigatória para assinar um contrato de trabalho ou pedir assistência social, foi de 30,55 mil portugueses, enquanto em 2013 tinha sido de 30,12 mil.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.