sicnot

Perfil

Mundo

Atualização informática visa acelerar atendimento nos consulados de Londres e Manchester

A atualização informática dos dois consulados portugueses no Reino Unido recentemente deverá permitir um atendimento mais rápido e diminuir os tempos de espera, afirmaram os responsáveis dos postos em Londres e Manchester.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eddie Keogh / Reuters

Além de novos equipamentos, o sistema informático, cujas falhas regulares obrigavam à interrupção do serviço, também foi atualizado e os serviços de email passaram a estar centralizados no servidor do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Portugal.

Em consequência, os endereços eletrónicos para agendar marcações ou pedir informações foram alterados e passaram a ser consulado.londres@mne.pt e consulado.manchester@mne.pt.

"A sincronização dos emails recebidos pelo centro de atendimento vai permitir responder muito mais rapidamente ao email geral e libertar tempo para o atendimento telefónico. E, claro, computadores mais modernos significa que são mais rápidos, por isso todos os processos que são feitos através das aplicações informáticas - cartão de cidadão, passaporte, registo civil - tornam-se também mais céleres", disse à agência Lusa a cônsul-geral em Londres, Joana Gaspar.

O crescimento do número de portugueses no Reino Unido nos últimos anos aumentou a procura dos serviços do consulado português na capital britânica, que sofre da falta de pessoal, problema reconhecido pelas autoridades portuguesas.

Ainda assim, a cônsul disse que o reforço de pessoal no verão, com mais quatro funcionários contratados e quatro estagiários, permitiu reduzir o tempo de espera para marcações de 12 para cinco semanas.

"Estamos a fazer cerca de 8.000 atendimentos por mês, uma média de 400 atendimentos por dia", referiu.

Em Manchester, a atualização informática também deverá contribuir para acelerar o atendimento.

Apesar de ter procura inferior à de Londres por cobrir uma área com menos portugueses, o prazo de espera é atualmente de três a quatro semanas, uma melhoria face à demora de três a quatro meses registada no início do ano passado.

De acordo com estatísticas das inscrições na segurança social britânica, chegaram ao Reino Unido 34.145 nacionais portugueses entre setembro de 2014 e setembro de 2015, mais 22% do que em igual período de 2013/14.

Em 2014, o número total de inscrições, obrigatória para assinar um contrato de trabalho ou pedir assistência social, foi de 30,55 mil portugueses, enquanto em 2013 tinha sido de 30,12 mil.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.