sicnot

Perfil

Mundo

Atualização informática visa acelerar atendimento nos consulados de Londres e Manchester

A atualização informática dos dois consulados portugueses no Reino Unido recentemente deverá permitir um atendimento mais rápido e diminuir os tempos de espera, afirmaram os responsáveis dos postos em Londres e Manchester.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Eddie Keogh / Reuters

Além de novos equipamentos, o sistema informático, cujas falhas regulares obrigavam à interrupção do serviço, também foi atualizado e os serviços de email passaram a estar centralizados no servidor do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Portugal.

Em consequência, os endereços eletrónicos para agendar marcações ou pedir informações foram alterados e passaram a ser consulado.londres@mne.pt e consulado.manchester@mne.pt.

"A sincronização dos emails recebidos pelo centro de atendimento vai permitir responder muito mais rapidamente ao email geral e libertar tempo para o atendimento telefónico. E, claro, computadores mais modernos significa que são mais rápidos, por isso todos os processos que são feitos através das aplicações informáticas - cartão de cidadão, passaporte, registo civil - tornam-se também mais céleres", disse à agência Lusa a cônsul-geral em Londres, Joana Gaspar.

O crescimento do número de portugueses no Reino Unido nos últimos anos aumentou a procura dos serviços do consulado português na capital britânica, que sofre da falta de pessoal, problema reconhecido pelas autoridades portuguesas.

Ainda assim, a cônsul disse que o reforço de pessoal no verão, com mais quatro funcionários contratados e quatro estagiários, permitiu reduzir o tempo de espera para marcações de 12 para cinco semanas.

"Estamos a fazer cerca de 8.000 atendimentos por mês, uma média de 400 atendimentos por dia", referiu.

Em Manchester, a atualização informática também deverá contribuir para acelerar o atendimento.

Apesar de ter procura inferior à de Londres por cobrir uma área com menos portugueses, o prazo de espera é atualmente de três a quatro semanas, uma melhoria face à demora de três a quatro meses registada no início do ano passado.

De acordo com estatísticas das inscrições na segurança social britânica, chegaram ao Reino Unido 34.145 nacionais portugueses entre setembro de 2014 e setembro de 2015, mais 22% do que em igual período de 2013/14.

Em 2014, o número total de inscrições, obrigatória para assinar um contrato de trabalho ou pedir assistência social, foi de 30,55 mil portugueses, enquanto em 2013 tinha sido de 30,12 mil.

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28