sicnot

Perfil

Mundo

Escolas de Los Angeles reabrem após ameaça de ataque na terça-feira

As escolas de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, voltam hoje a funcionar depois de na terça-feira terem sido encerradas por uma ameaça que o FBI acabou por não considerar credível, informaram as autoridades.

© JASON REDMOND / Reuters

Mais de 900 escolas do Los Ángeles Unified School District (LAUSD), a maior rede de escolas públicas do estado norte-americano da Califórnia, com mais de 700 mil estudantes, permaneceram encerradas por uma ameaça que incluía o uso de artefactos explosivos e armas de fogo e que as autoridades locais consideraram "credível" durante a manhã.

O presidente da junta escolar, Steve Zimmer, disse numa conferência de imprensa que, depois de inspecionarem 1.531 centros educativos em Los Ángeles, as autoridades concluíram que as "escolas são seguras" e que os estudantes vão regressar na quarta-feira às aulas.

Já o presidente da Câmara de Los Ángeles, Eric Garcetti, manifestou, na mesma conferência de imprensa, que o FBI (a polícia federl norte-americana) tinha decidido após a sua investigação que "esta ameaça não é credível", pelo que sublinhou que a cidade "está segura".

Em comunicado, o superintendente Ramón Cortines reconheceu que tinha sido "um dia difícil" pelo primeiro encerramento do LAUSD "em décadas".

A decisão de encerrar as escolas foi tomada para garantir a proteção e segurança, acrescentou.

Lusa

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.