sicnot

Perfil

Mundo

Músico espanhol tocou saxofone enquanto era operado a tumor no cérebro

Um músico espanhol, operado em outubro passado a um tumor no cérebro, revelou esta quarta-feira em conferência de imprensa em Málaga, sul de Espanha, as suas impressões da operação cirúrgica, em que se manteve acordado e a tocar saxofone.

Ao músico (na imagem) foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

Ao músico (na imagem) foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

JORGE ZAPATA / Lusa

A intervenção cirúrgica foi realizada no Hospital regional de Málaga em Carlos Aguilera, de 27 anos, no passado dia 15 de outubro e o paciente ajudou a equipa médica a identificar as áreas cerebrais relacionadas com a linguagem contando números, lendo frases e interpretando fragmentos de peças musicais.

A operação, a primeira vez deste tipo na Europa, serviu para retirar um tumor na parte do córtex cerebral ligado à linguagem musical, e o paciente foi mantido consciente e a tocar saxofone para evitar sequelas.

Ao músico foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

"Há dois meses estava deitado numa cama e agora posso decidir que vida me espera, como se tivesse voltado a nascer", disse Aguilera na conferência de imprensa, em que interpretou três músicas com o saxofone, o seu instrumento de trabalho numa orquestra e que começou a tocar aos nove anos.

Apesar da complexidade da intervenção, o jovem afirmou que sentia-se "como se estivesse deitado na praia", pois não imaginava nada daquilo que viu depois no vídeo da intervenção cirúrgica.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.