sicnot

Perfil

Mundo

Músico espanhol tocou saxofone enquanto era operado a tumor no cérebro

Um músico espanhol, operado em outubro passado a um tumor no cérebro, revelou esta quarta-feira em conferência de imprensa em Málaga, sul de Espanha, as suas impressões da operação cirúrgica, em que se manteve acordado e a tocar saxofone.

Ao músico (na imagem) foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

Ao músico (na imagem) foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

JORGE ZAPATA / Lusa

A intervenção cirúrgica foi realizada no Hospital regional de Málaga em Carlos Aguilera, de 27 anos, no passado dia 15 de outubro e o paciente ajudou a equipa médica a identificar as áreas cerebrais relacionadas com a linguagem contando números, lendo frases e interpretando fragmentos de peças musicais.

A operação, a primeira vez deste tipo na Europa, serviu para retirar um tumor na parte do córtex cerebral ligado à linguagem musical, e o paciente foi mantido consciente e a tocar saxofone para evitar sequelas.

Ao músico foi dada somente uma sedação e analgésicos durante a intervenção, com o objetivo de estar acordado para se poder realizar a estimulação elétrica do córtex, o manto do tecido nervoso que cobre a superfície do cérebro.

"Há dois meses estava deitado numa cama e agora posso decidir que vida me espera, como se tivesse voltado a nascer", disse Aguilera na conferência de imprensa, em que interpretou três músicas com o saxofone, o seu instrumento de trabalho numa orquestra e que começou a tocar aos nove anos.

Apesar da complexidade da intervenção, o jovem afirmou que sentia-se "como se estivesse deitado na praia", pois não imaginava nada daquilo que viu depois no vídeo da intervenção cirúrgica.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17