sicnot

Perfil

Mundo

Polícia espanhola detém jovem que agrediu Mariano Rajoy

A polícia nacional espanhola deteve o jovem que esta tarde agrediu o primeiro-ministro e candidato do Partido Popular (PP, no poder), Mariano Rajoy, no decurso de um passeio em Pontevedra.

© Miguel Vidal / Reuters

O rapaz foi imobilizado pelos serviços de segurança que acompanhavam o líder do PP durante o passeio, apesar de ter ainda golpeado um dos seus elementos. De seguida, foi entregue à polícia e detido.

Durante o passeio, e quando a comitiva percorria as imediações da igreja La Peregrina, o jovem aproximou-se de Rajoy com o pretexto de tirar uma 'selfie' com ele, e atingiu-o com um golpe na cara, fazendo cair os seus óculos.

A ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor, interveio no incidente e de seguida convidou a comitiva a prosseguir com o passeio, que Rajoy completou mas sem óculos.

Na sua conta na rede social Twitter escreveu no entanto: "Não tenho palavras para exprimir a minha indignação pela agressão de que fui vítima esta tarde pelas ruas de Pontevedra".

À saída da cidade galega, o líder do PP foi aplaudido por populares, e também contemplado com gritos de "presidente", numa referência às suas funções de primeiro-ministro cessante, antes de se dirigir para a Corunha, onde vai participar num comício.

No próximo domingo decorrem eleições legislativas em Espanha com o PP a liderar as últimas sondagens, mas longe da maioria absoluta.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.