sicnot

Perfil

Mundo

Polícia espanhola detém jovem que agrediu Mariano Rajoy

A polícia nacional espanhola deteve o jovem que esta tarde agrediu o primeiro-ministro e candidato do Partido Popular (PP, no poder), Mariano Rajoy, no decurso de um passeio em Pontevedra.

© Miguel Vidal / Reuters

O rapaz foi imobilizado pelos serviços de segurança que acompanhavam o líder do PP durante o passeio, apesar de ter ainda golpeado um dos seus elementos. De seguida, foi entregue à polícia e detido.

Durante o passeio, e quando a comitiva percorria as imediações da igreja La Peregrina, o jovem aproximou-se de Rajoy com o pretexto de tirar uma 'selfie' com ele, e atingiu-o com um golpe na cara, fazendo cair os seus óculos.

A ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor, interveio no incidente e de seguida convidou a comitiva a prosseguir com o passeio, que Rajoy completou mas sem óculos.

Na sua conta na rede social Twitter escreveu no entanto: "Não tenho palavras para exprimir a minha indignação pela agressão de que fui vítima esta tarde pelas ruas de Pontevedra".

À saída da cidade galega, o líder do PP foi aplaudido por populares, e também contemplado com gritos de "presidente", numa referência às suas funções de primeiro-ministro cessante, antes de se dirigir para a Corunha, onde vai participar num comício.

No próximo domingo decorrem eleições legislativas em Espanha com o PP a liderar as últimas sondagens, mas longe da maioria absoluta.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.