sicnot

Perfil

Mundo

Quase 900 pessoas detidas e 7,7 toneladas de droga apreendidas em 2015 pela UE

O Ministério do Interior espanhol informou hoje que quase 900 pessoas foram detidas e 7,7 toneladas de drogas apreendidas no âmbito da operação Azul Âmbar, desenvolvida durante o ano de 2015.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

A operação envolveu a polícia dos 28 países membros da União Europeia e 11 de fora da Europa e incluiu uma série de ações policiais apoiadas pela Interpol centradas sobretudo no combate ao tráfico de drogas, imigração ilegal, delitos contra a propriedade e contrafação de mercadorias.

No âmbito daquela colaboração, foram realizadas ações coordenadas em aeroportos, pontos fronteiriços, portos e em locais específicos de cidades.

O balanço da operação Azul âmbar é de quase 900 detidos, 275 dos quais relacionados com tráfico de droga, 281 com propriedade intelectual e 60 com imigração ilegal.

Outras 263 pessoas foram detidas por compra fraudulenta de bilhetes de avião na Internet com cartões de crédito roubados.

Também foram apreendidas cinco toneladas de cocaína, 2,1 de cannabis, 280 quilogramas de drogas sintéticas, 82 quilogramas de heroína, 254 veículos, mais de 150 toneladas de pesticidas falsificados, 1.400 toneladas de metais roubados e quase 140.000 euros em dinheiro foram confiscados.

A operação foi realizada através da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.