sicnot

Perfil

Mundo

Quase 900 pessoas detidas e 7,7 toneladas de droga apreendidas em 2015 pela UE

O Ministério do Interior espanhol informou hoje que quase 900 pessoas foram detidas e 7,7 toneladas de drogas apreendidas no âmbito da operação Azul Âmbar, desenvolvida durante o ano de 2015.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

A operação envolveu a polícia dos 28 países membros da União Europeia e 11 de fora da Europa e incluiu uma série de ações policiais apoiadas pela Interpol centradas sobretudo no combate ao tráfico de drogas, imigração ilegal, delitos contra a propriedade e contrafação de mercadorias.

No âmbito daquela colaboração, foram realizadas ações coordenadas em aeroportos, pontos fronteiriços, portos e em locais específicos de cidades.

O balanço da operação Azul âmbar é de quase 900 detidos, 275 dos quais relacionados com tráfico de droga, 281 com propriedade intelectual e 60 com imigração ilegal.

Outras 263 pessoas foram detidas por compra fraudulenta de bilhetes de avião na Internet com cartões de crédito roubados.

Também foram apreendidas cinco toneladas de cocaína, 2,1 de cannabis, 280 quilogramas de drogas sintéticas, 82 quilogramas de heroína, 254 veículos, mais de 150 toneladas de pesticidas falsificados, 1.400 toneladas de metais roubados e quase 140.000 euros em dinheiro foram confiscados.

A operação foi realizada através da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.