sicnot

Perfil

Mundo

Stephen Hawking cria prémio de divulgação científica

O célebre astrofísico britânico Stephen Hawking apresentou hoje em Londres uma medalha que vai ter o seu nome e recompensar os que divulgarem as ciências na escrita, filme ou obras de arte.

reuters

"Estou contente por estar aqui hoje para anunciar uma recompensa e não para receber uma", ironizou o cientista, que se exprime através de um computador, devido a uma doença, durante uma conferência na Royal Society em Londres.

"Esta medalha vai recompensar a excelência da comunicação científica através de diferentes meios, seja a escrita, a rádio, a música, o cinema ou as belas artes", especificou.

"Em todo o mundo, as pessoas têm um apetite incrível pela ciência (...), querem compreender", assegurou Hawking, autor do 'best-seller' "Uma Breve História do Tempo".

A partir do próximo verão, três medalhas vão ser atribuídas em cada ano em outras tantas categorias (científica, artística e cinematográfica) durante o Festival Starmus, cuja edição de 2016, a terceira, se vai realizar de 27 de junho a 02 de julho, em Tenerife, nas Canárias.

"É importante reconhecer o enorme trabalho realizado pelas pessoas que procuram divulgar a ciência ao grande público", estimou o astrofísico Garik Israelian, fundador do Starmus, evento que mistura astronomia e música.

Apoiante do festival desde a primeira hora, o guitarrista do lendário grupo de rock Queen, Brian May, também esteve presente na conferência de imprensa de hoje e lembrou como, desde a sua infância, era um apaixonado pela ciência e pela música, mas que os professores lhe tinham aconselhado não seguir as duas vias ao mesmo tempo.

"Regressei à astronomia há oito anos, para acabar o meu doutoramento. Num sentido, os meus dois sonhos tornaram-se realidade, apesar do que me disseram", afirmou May.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC