sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Melor causou pelo menos oito mortos nas Filipinas

Pelo menos oito pessoas morreram à passagem pelo centro das Filipinas do tufão Melor, que assolou a região durante dois dias com ventos de até 185 quilómetros por hora e chuvas que causaram danos materiais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© KYODO Kyodo / Reuters

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas apenas confirmou a morte de um homem de 31 anos, atingido por parte de um telhado de uma casa que se soltou devido ao vento forte na província de Samar do Norte.

No entanto, as autoridades locais das províncias afetadas comunicaram a morte de mais sete pessoas.

Três morreram afogadas em Samar do Norte, disse um oficial do departamento de Desastres desta província, Jonathan Baldo, à estação dzMM.

As outras quatro vítimas foram registadas em Mindoro Oriental, segundo informou o governador provincial, Alfonso Umali, numa entrevista ao canal de televisão local ANC.

"Este foi o pior tufão vivido em Mindoro Oriental nos últimos dez anos. Grande parte da província ficou sem corrente elétrica", sublinhou Umali.

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres indicou num relatório que o Melor danificou o sistema elétrico de pelo menos uma província, cinco cidades e 88 municípios, pelo que milhares de pessoas ficaram sem luz.

O Melor também forçou a retirada de mais de 730 mil pessoas e causou danos graves em infraestruturas e em milhares de lares.

O tufão deixou o território filipino na terça-feira à noite.

No entanto, 12 províncias permanecem em alerta, das quais mais da metade suspenderam as aulas em todas as escolas perante a possibilidade de continuarem a registar-se chuvas fortes.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.