sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Melor causou pelo menos oito mortos nas Filipinas

Pelo menos oito pessoas morreram à passagem pelo centro das Filipinas do tufão Melor, que assolou a região durante dois dias com ventos de até 185 quilómetros por hora e chuvas que causaram danos materiais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© KYODO Kyodo / Reuters

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas apenas confirmou a morte de um homem de 31 anos, atingido por parte de um telhado de uma casa que se soltou devido ao vento forte na província de Samar do Norte.

No entanto, as autoridades locais das províncias afetadas comunicaram a morte de mais sete pessoas.

Três morreram afogadas em Samar do Norte, disse um oficial do departamento de Desastres desta província, Jonathan Baldo, à estação dzMM.

As outras quatro vítimas foram registadas em Mindoro Oriental, segundo informou o governador provincial, Alfonso Umali, numa entrevista ao canal de televisão local ANC.

"Este foi o pior tufão vivido em Mindoro Oriental nos últimos dez anos. Grande parte da província ficou sem corrente elétrica", sublinhou Umali.

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres indicou num relatório que o Melor danificou o sistema elétrico de pelo menos uma província, cinco cidades e 88 municípios, pelo que milhares de pessoas ficaram sem luz.

O Melor também forçou a retirada de mais de 730 mil pessoas e causou danos graves em infraestruturas e em milhares de lares.

O tufão deixou o território filipino na terça-feira à noite.

No entanto, 12 províncias permanecem em alerta, das quais mais da metade suspenderam as aulas em todas as escolas perante a possibilidade de continuarem a registar-se chuvas fortes.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC