sicnot

Perfil

Mundo

Aviões turcos serão derrubados se violarem espaço aéreo russo, avisa Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou hoje a Turquia de derrubar os seus aviões se estes voltarem a entrar no espaço aéreo da Síria, onde a Rússia instalou mísseis antiaéreos S-400.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Se antes a aviação turca voava e violava permanentemente o espaço aéreo da Síria, faça-o agora", afirmou Putin, na sua conferência de imprensa anual, transmitida em direto pela televisão.

Putin disse que com o "ato hostil" recente de derrubar na fronteira síria o bombardeiro russo S-400 a Turquia apenas conseguiu que a Rússia intensifique os seus bombardeamentos contra o grupo radical Estado Islâmico e reforce a sua presença militar no país árabe.

"Para que o fizeram? Não compreendo. Pensavam que íamos fugir? Claro que não. A Rússia não é um desses países. Aumentámos a nossa presença, o número de aviões. Não havia sistemas de defesa antiaérea e agora instalámos os S-400", disse.

Putin disse ainda que é "praticamente impossível" chegar a um acordo com os atuais dirigentes turcos, numa referência ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que recusa desculpar-se pelo derrube do avião russo, como exige Moscovo.

"A crescente islamização (na Turquia), que certamente faria dar voltas no túmulo ao próprio (fundador e primeiro Presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal) Ataturk, também nos afeta. Na Turquia há guerrilheiros vindos do norte do Cáucaso", disse.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC