sicnot

Perfil

Mundo

EUA criam terceira categoria de alertas para ameaças terroristas

Os EUA acrescentaram na quarta-feira uma nova categoria, designada boletim, ao sistema de alerta de terrorismo, que pretende comunicar informações sobre ameaças terroristas aos cidadãos norte-americanos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jonathan Alcorn / Reuters

O país criou um sistema de alerta em 2001, para comunicar ameaças ao público, com duas categorias: 'elevada' e 'iminente'.

Agora, o Departamento de Segurança Interna (DSI) vai poder recorrer a esta categoria "boletim" para "descrever tendências mais largas e gerais e desenvolvimentos correntes de ameaças de terrorismo", como o próprio informou.

O DSI emitiu na quarta-feira o seu primeiro "boletim", que vai permanecer válido até 16 de junho de 2016.

Apesar de as autoridades sublinharem que não existe uma ameaça terrorista específica e credível aos EUA, o "boletim" avisa para "uma nova fase no contexto global de ameaças".

Em particular, "com o aumento do uso da internet por grupos terroristas para inspirar e recrutar", a preocupação vem dos "ator(es) auto-radicalizados que podem atacar com pouco ou nenhum aviso", especificou o DSI.

O secretário do Departamento, Jeh Johnson, também afirmou que os agentes dos serviços de imigração estão a escrutinar cada vez mais as redes sociais para procurar informação sobre alguns candidatos a vistos.

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.