sicnot

Perfil

Mundo

EUA criam terceira categoria de alertas para ameaças terroristas

Os EUA acrescentaram na quarta-feira uma nova categoria, designada boletim, ao sistema de alerta de terrorismo, que pretende comunicar informações sobre ameaças terroristas aos cidadãos norte-americanos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jonathan Alcorn / Reuters

O país criou um sistema de alerta em 2001, para comunicar ameaças ao público, com duas categorias: 'elevada' e 'iminente'.

Agora, o Departamento de Segurança Interna (DSI) vai poder recorrer a esta categoria "boletim" para "descrever tendências mais largas e gerais e desenvolvimentos correntes de ameaças de terrorismo", como o próprio informou.

O DSI emitiu na quarta-feira o seu primeiro "boletim", que vai permanecer válido até 16 de junho de 2016.

Apesar de as autoridades sublinharem que não existe uma ameaça terrorista específica e credível aos EUA, o "boletim" avisa para "uma nova fase no contexto global de ameaças".

Em particular, "com o aumento do uso da internet por grupos terroristas para inspirar e recrutar", a preocupação vem dos "ator(es) auto-radicalizados que podem atacar com pouco ou nenhum aviso", especificou o DSI.

O secretário do Departamento, Jeh Johnson, também afirmou que os agentes dos serviços de imigração estão a escrutinar cada vez mais as redes sociais para procurar informação sobre alguns candidatos a vistos.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.