sicnot

Perfil

Mundo

EUA criam terceira categoria de alertas para ameaças terroristas

Os EUA acrescentaram na quarta-feira uma nova categoria, designada boletim, ao sistema de alerta de terrorismo, que pretende comunicar informações sobre ameaças terroristas aos cidadãos norte-americanos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jonathan Alcorn / Reuters

O país criou um sistema de alerta em 2001, para comunicar ameaças ao público, com duas categorias: 'elevada' e 'iminente'.

Agora, o Departamento de Segurança Interna (DSI) vai poder recorrer a esta categoria "boletim" para "descrever tendências mais largas e gerais e desenvolvimentos correntes de ameaças de terrorismo", como o próprio informou.

O DSI emitiu na quarta-feira o seu primeiro "boletim", que vai permanecer válido até 16 de junho de 2016.

Apesar de as autoridades sublinharem que não existe uma ameaça terrorista específica e credível aos EUA, o "boletim" avisa para "uma nova fase no contexto global de ameaças".

Em particular, "com o aumento do uso da internet por grupos terroristas para inspirar e recrutar", a preocupação vem dos "ator(es) auto-radicalizados que podem atacar com pouco ou nenhum aviso", especificou o DSI.

O secretário do Departamento, Jeh Johnson, também afirmou que os agentes dos serviços de imigração estão a escrutinar cada vez mais as redes sociais para procurar informação sobre alguns candidatos a vistos.

Lusa

  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.