sicnot

Perfil

Mundo

EUA criam terceira categoria de alertas para ameaças terroristas

Os EUA acrescentaram na quarta-feira uma nova categoria, designada boletim, ao sistema de alerta de terrorismo, que pretende comunicar informações sobre ameaças terroristas aos cidadãos norte-americanos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jonathan Alcorn / Reuters

O país criou um sistema de alerta em 2001, para comunicar ameaças ao público, com duas categorias: 'elevada' e 'iminente'.

Agora, o Departamento de Segurança Interna (DSI) vai poder recorrer a esta categoria "boletim" para "descrever tendências mais largas e gerais e desenvolvimentos correntes de ameaças de terrorismo", como o próprio informou.

O DSI emitiu na quarta-feira o seu primeiro "boletim", que vai permanecer válido até 16 de junho de 2016.

Apesar de as autoridades sublinharem que não existe uma ameaça terrorista específica e credível aos EUA, o "boletim" avisa para "uma nova fase no contexto global de ameaças".

Em particular, "com o aumento do uso da internet por grupos terroristas para inspirar e recrutar", a preocupação vem dos "ator(es) auto-radicalizados que podem atacar com pouco ou nenhum aviso", especificou o DSI.

O secretário do Departamento, Jeh Johnson, também afirmou que os agentes dos serviços de imigração estão a escrutinar cada vez mais as redes sociais para procurar informação sobre alguns candidatos a vistos.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.