sicnot

Perfil

Mundo

Maioria dos cancros é "evitável", diz estudo

São conclusões de um novo estudo que contraria muitos outros. Grande parte dos cancros pode ser evitável já que são os fatores externos, como o tabaco ou o álcool que estão na origem do desenvolvimento da doença.

© Stefan Wermuth / Reuters

A investigação da Universidade Stony Brook, de Nova Iorque, foi publicada na revista Nature.

Yusuf Hannun, responsável pelo trabalho, citado pela BBC, explica que os "fatores externos tem um papel muito importante no desenvolvimento da doença". Por exemplo, os "fumadores não podem dizer que foi um 'azar' desenvolver cancro porque fumam", ou seja, estão expostos a elementos tóxicos.

Para os investigadores, o número de casos de cancro é demasiado elevado para ser explicado apenas pelas mutações que ocorrem naturalmente nas células. Por isso analisaram casos de imigrantes que se mudaram de regiões consideradas de baixo risco, em relação ao desenvolvimento de cancro, para locais com uma maior incidência da doença. Concluíram que esses imigrantes tornaram-se mais vulneráveis.

Defendem por isso que a maioria dos casos de cancro resulta de fatores controláveis e evitáveis tais como a exposição a químicos tóxicos ou à radiação.

Quanto a números, os responsáveis pelo trabalho concluíram que 9 em cada 10 cancros são causados por fatores externos e ambientais tais como o tabaco, o álcool, a exposição ao sol e a poluição.

Relativamente ao cancro do cólon ou retal, perto de 75% dos casos estão relacionados com os hábitos alimentares; 86% do risco do cancro da pele é desenvolvido pela exposição solar e existem 75% de hipóteses de desenvolver cancro da cabeça e pescoço devido ao abuso do tabaco ou álcool.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.