sicnot

Perfil

Mundo

Políticos líbios assinam acordo para Executivo de união nacional

Políticos ligados aos dois governos líbios assinaram esta quinta-feira em Marrocos um acordo prevendo um Executivo de união nacional, que já conta com objeções nos dois parlamentos rivais.

Abdeljalil Bounhar / AP

A assinatura do acordo, sob a égide das Nações Unidas, contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Itália, Turquia, Qatar, Tunísia e Marrocos, indicativa do apoio da comunidade internacional num momento classificado como histórico.

"É um dia histórico para a Líbia", declarou o emissário da ONU Martin Kobler durante a cerimónia de assinatura em Skhirat, perto de Rabat.

"A porta está sempre aberta para todos aqueles que não estiveram hoje aqui (...) Este é apenas o início de um longo percurso", adiantou.

O acordo prevê a criação de um governo de união nacional e de um conselho presidencial no início de um período de transição a concluir com eleições legislativas, mas já foi contestado.

Os chefes dos dois parlamentos rivais alertaram que o acordo não tem legitimidade e que os políticos que o assinaram só se representam a si próprios.

O governo de unidade nacional, com um presidente, dois vice-presidentes e mais seis membros, deve apresentar o texto de uma nova Constituição, a referendar pelos líbios.

Este é o terceiro acordo político num ano para tentar estabelecer uma autoridade única num país dilacerado por conflitos entre grupos rivais e onde os seguidores do movimento radical Estado Islâmico têm vindo a conquistar terreno.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.