sicnot

Perfil

Mundo

Último Conselho Europeu do ano discute migrações e Reino Unido na UE

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se, entre hoje e sexta-feira, em Bruxelas, num Conselho Europeu cuja agenda será dominada pela crise migratória e pelas reivindicações do Reino Unido para permanecer na UE.

© Vincent Kessler / Reuters

Na carta convite para a última cimeira do ano dirigida aos chefes de Estado e de Governo da UE, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, aponta que os trabalhos começarão hoje à tarde com uma discussão sobre as ações que têm estado a ser levados a cabo e que estão planeadas a nível comunitário para enfrentar a crise migratória.

Os líderes dos 28 terão a oportunidade de apreciar pela primeira vez o pacote de propostas apresentado na terça-feira pela Comissão Europeia, que inclui a criação de uma nova guarda costeira e fronteiriça europeia com poderes para atuar excecionalmente num Estado-membro sem o seu aval se o espaço Schengen estiver em causa e haja uma maioria qualificada dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) a aprovar a ação.

Depois do debate sobre migrações, os líderes irão discutir, durante o jantar de trabalho a "questão do Reino Unido", nesta altura mais para fazer um ponto da situação sobre as negociações em curso em torno das reformas reclamadas pelo primeiro-ministro David Cameron, para perceber se há condições para se fechar um acordo em fevereiro, que evite uma saída dos britânicos do bloco europeu (o chamado "Brexit").

Na sessão de sexta-feira serão abordados temas como o aprofundamento da União Económica e Monetária - com a participação do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi -, Mercado Interno, Energia, Alterações Climáticas e combate ao terrorismo.

Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa, que, à margem da cimeira, tem previsto vários encontros bilaterais, incluindo com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Também o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, estará hoje em Bruxelas, para participar na tradicional reunião preparatória do PPE - a maior família política europeia, à qual pertence o PSD -, mas de novo na condição de líder da oposição, algo que já não acontecia desde 2011.

Lusa

  • Costa defende que a Europa deve proteger os refugiados
    0:58

    Crise Migratória na Europa

    Portugal recebe esta quinta-feira a primeira vaga de refugiados dos cerca de 4500 que o país se disponibilizou a receber. A crise migratória é um dos temas centrais do próximo Conselho Europeu. Esta quarta-feira, no debate parlamentar que antecipou o encontro, o primeiro-ministro voltou a sublinhar que a Europa tem o dever de proteção dos que procuram auxílio e não pode fechar fronteiras.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.