sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da UE encerram hoje em Bruxelas última cimeira de 2015

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concluem hoje, em Bruxelas, o último Conselho Europeu do ano, com uma agenda dedicada a temas como união económica e monetária, luta contra terrorismo e alterações climáticas.

No primeiro dia de trabalhos, os líderes europeus debateram os dois assuntos dominantes da cimeira, a gestão da crise migratória e as reformas reclamadas pelo Reino Unido, tendo o presidente do Conselho, Donald Tusk, reclamado avanços nas duas matérias, mas novos desenvolvimentos e decisões ficaram adiados para 2016.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, neste derradeiro Conselho Europeu de 2015, um ano que teve um número invulgar de cimeiras: esta é a 11.ª, entre Conselhos Europeus ordinários e reuniões extraordinárias de líderes, a 28 ou da zona euro, devido ao terceiro programa de assistência à Grécia, às crises migratórias e ao terrorismo.

Lusa

  • A maior onda do ano é da Nazaré
    1:54

    Desporto

    Com uma onda com mais de 22 metros de altura, em fevereiro deste ano, o italiano Francisco Porcella arrecadou a distinção numa cerimónia, esta madrugada, na Califórnia. É uma espécie de óscar para os surfistas.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52