sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da UE encerram hoje em Bruxelas última cimeira de 2015

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concluem hoje, em Bruxelas, o último Conselho Europeu do ano, com uma agenda dedicada a temas como união económica e monetária, luta contra terrorismo e alterações climáticas.

No primeiro dia de trabalhos, os líderes europeus debateram os dois assuntos dominantes da cimeira, a gestão da crise migratória e as reformas reclamadas pelo Reino Unido, tendo o presidente do Conselho, Donald Tusk, reclamado avanços nas duas matérias, mas novos desenvolvimentos e decisões ficaram adiados para 2016.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, neste derradeiro Conselho Europeu de 2015, um ano que teve um número invulgar de cimeiras: esta é a 11.ª, entre Conselhos Europeus ordinários e reuniões extraordinárias de líderes, a 28 ou da zona euro, devido ao terceiro programa de assistência à Grécia, às crises migratórias e ao terrorismo.

Lusa

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.