sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da UE encerram hoje em Bruxelas última cimeira de 2015

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concluem hoje, em Bruxelas, o último Conselho Europeu do ano, com uma agenda dedicada a temas como união económica e monetária, luta contra terrorismo e alterações climáticas.

No primeiro dia de trabalhos, os líderes europeus debateram os dois assuntos dominantes da cimeira, a gestão da crise migratória e as reformas reclamadas pelo Reino Unido, tendo o presidente do Conselho, Donald Tusk, reclamado avanços nas duas matérias, mas novos desenvolvimentos e decisões ficaram adiados para 2016.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, neste derradeiro Conselho Europeu de 2015, um ano que teve um número invulgar de cimeiras: esta é a 11.ª, entre Conselhos Europeus ordinários e reuniões extraordinárias de líderes, a 28 ou da zona euro, devido ao terceiro programa de assistência à Grécia, às crises migratórias e ao terrorismo.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43
  • Cerca de 20 mil portugueses vivem em Barcelona
    1:44