sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da UE encerram hoje em Bruxelas última cimeira de 2015

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concluem hoje, em Bruxelas, o último Conselho Europeu do ano, com uma agenda dedicada a temas como união económica e monetária, luta contra terrorismo e alterações climáticas.

No primeiro dia de trabalhos, os líderes europeus debateram os dois assuntos dominantes da cimeira, a gestão da crise migratória e as reformas reclamadas pelo Reino Unido, tendo o presidente do Conselho, Donald Tusk, reclamado avanços nas duas matérias, mas novos desenvolvimentos e decisões ficaram adiados para 2016.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, neste derradeiro Conselho Europeu de 2015, um ano que teve um número invulgar de cimeiras: esta é a 11.ª, entre Conselhos Europeus ordinários e reuniões extraordinárias de líderes, a 28 ou da zona euro, devido ao terceiro programa de assistência à Grécia, às crises migratórias e ao terrorismo.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.