sicnot

Perfil

Mundo

Telegrama que desencadeou I Guerra classificado património documental da Humanidade

O telegrama em que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 1914, desencadeando a I Guerra Mundial, vai ser classificado como património documental da Humanidade pela UNESCO, divulgou hoje o Arquivo da Sérvia.

© Handout . / Reuters

O documento vai integrar os registos do programa "Memória do Mundo" da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O Arquivo da Sérvia, que conserva o documento original datado de 28 de julho de 1914, apresentou a proposta à UNESCO em 2014, no âmbito das comemorações do centenário da I Guerra Mundial.

O telegrama, enviado desde Viena e escrito em francês, foi recebido às 12:30 horas pelo então governo sérvio em Nis, cidade no sul do país onde o executivo estava refugiado perante a iminência de um conflito. Belgrado estava perto da fronteira com o Império Austro-Húngaro.

Na breve mensagem, o Império expressa o seu desagrado pela rejeição sérvia de um ultimato enviado no dia 23 que responsabiliza a Sérvia pelo assassinato em Sarajevo do herdeiro ao trono dos Habsburgos, o arquiduque Franz Ferdinand. O ataque foi cometido por um jovem sérvio-bósnio a 28 de junho de 1914.

"A partir desse momento, o Império Austro-Húngaro considera que entrou em guerra com a Sérvia", acrescentou a instituição sérvia.

O Arquivo da Sérvia guarda cerca de meio milhão de documentos relativos à I Guerra Mundial.

A I Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.