sicnot

Perfil

Mundo

Nuvem de poluição em Pequim em novo dia de alerta máximo

A capital da China amanheceu hoje envolta numa nuvem de poluição mas, para já, com níveis de contaminação do ar abaixo do esperado no primeiro dia de um novo alerta vermelho devido à poluição, que vigorará até terça-feira.

© Kim Kyung Hoon / Reuters

A concentração de partículas PM 2,5 (as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões) ao meio-dia (04:00 em Lisboa) estava nos 180 microgramas por metro cúbico, segundo a medição feita pela Embaixada dos EUA na cidade.

Apesar de estar muito acima dos 25 microgramas máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, o nível de contaminação não chega aos 200 microgramas, a barreira definida pelas autoridades locais para acionar o alerta vermelho.

A concentração está também, para já, abaixo dos 600 microgramas que chegaram a ser registados no final de novembro sem que, no entanto, Pequim tenha acionado o alerta máximo de poluição naquela altura.

Entre 07 e 10 de dezembro, a capital chinesa decretou o primeiro alerta vermelho desde que o sistema de cores foi criado, em 2013, depois de críticas por essa decisão não ter sido tomada no final de novembro.

Na sexta-feira, as autoridades de Pequim emitiram pela novo alerta vermelho, por esperar altos níveis de contaminação do ar durante o fim de semana.

Os serviços meteorológicos anunciaram, na quinta-feira, que o norte da China sofrerá a partir de hoje a pior vaga de poluição atmosférica em todo o ano.

Segundo as previsões, deverão ser superados os 500 microgramas de PM 2,5 por metro cúbico e a visibilidade em Pequim deverá ficar reduzida a menos de um quilómetro.

O alerta vermelho implica restrições no trânsito (os carros só podem circular em dias alternados, conforme o número da matrícula) e várias proibições, como fazer fogos de artifício e churrascos.

Os infantários e as escolas de ensino básico e médio são também aconselhados pelo Governo a suspender as aulas e as empresas a adotar "um horário de trabalho flexível".

As fábricas e estaleiros mais poluentes reduzem ou interrompem a produção.

Os residentes foram também aconselhados a evitar atividades ao ar livre.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.