sicnot

Perfil

Mundo

Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas, que inicia hoje uma visita a Atenas, disse à AFP fonte governamental.

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

Sergei Ilnitsky

"A votação está prevista para terça-feira numa sessão solene sobre o reconhecimento do Estado palestiniano" na presença do presidente Abbas, indicou a fonte.

Na segunda-feira, Abbas deve reunir-se com o presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e na terça-feira deixa o país, depois de assistir à votação no Parlamento.

Na semana passada, a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovou por unanimidade o reconhecimento do Estado palestiniano pela Grécia e apelou à Assembleia para aprovar o texto em plenário.

Apesar de uma recente aproximação entre a Grécia e Israel, as boas relações greco-palestinianas não foram afetadas, de acordo com uma fonte governamental.

O primeiro-ministro grego deslocou-se em novembro a Israel e aos territórios palestinianos e foi durante esta visita que convidou Abbas a assistir na Grécia a este voto.

Dezenas de países reconheceram o Estado palestiniano e a bandeira palestiniana foi içada pela primeira vez na sede da ONU em Nova Iorque a 30 de setembro.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.