sicnot

Perfil

Mundo

Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas, que inicia hoje uma visita a Atenas, disse à AFP fonte governamental.

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

A Grécia vai reconhecer o Estado palestiniano numa votação que decorrerá na terça-feira no Parlamento na presença do presidente da Palestina, Mahmud Abbas (AP/Arquivo)

Sergei Ilnitsky

"A votação está prevista para terça-feira numa sessão solene sobre o reconhecimento do Estado palestiniano" na presença do presidente Abbas, indicou a fonte.

Na segunda-feira, Abbas deve reunir-se com o presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e na terça-feira deixa o país, depois de assistir à votação no Parlamento.

Na semana passada, a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovou por unanimidade o reconhecimento do Estado palestiniano pela Grécia e apelou à Assembleia para aprovar o texto em plenário.

Apesar de uma recente aproximação entre a Grécia e Israel, as boas relações greco-palestinianas não foram afetadas, de acordo com uma fonte governamental.

O primeiro-ministro grego deslocou-se em novembro a Israel e aos territórios palestinianos e foi durante esta visita que convidou Abbas a assistir na Grécia a este voto.

Dezenas de países reconheceram o Estado palestiniano e a bandeira palestiniana foi içada pela primeira vez na sede da ONU em Nova Iorque a 30 de setembro.

Lusa

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19