sicnot

Perfil

Mundo

Israel responde com artilharia ao ataque de rockets pelo Líbano

O exército israelita anunciou hoje que atingiu com artilharia alvos não especificados no sul do Líbano, depois de rockets do país vizinho terem atingido o norte de Israel.

Reuters

Reuters

© Omar Sanadiki / Reuters

"As forças de defesa israelitas ripostaram com tiros de artilharia (...) depois de rockets oriundos do sul do Líbano atingirem em Israel", referiu o exército num comunicado.

A agência oficial libanesa relatou os disparos, a partir de Israel, de nove obuses de artilharia, sobre o sul do Líbano.

Hoje, "dois rockets Katyusha foram disparados de uma cidade do Líbano a cinco quilómetros da fronteira com Israel", disse uma fonte libanesa à agência de notícias AFP. Já o exército israelita informou que foram três 'rockets' que atingiram o país.

O lançamento dos rockets a partir do bastião do grupo rebelde Hezbollah, do sul do Líbano, aconteceu depois da morte de Samir Kantar, um militante do grupo xiita conhecido pelo assassinato de três israelitas.

O Hezbollah disse que Kantar foi morto num ataque aéreo israelita perto da capital da Síria, Damasco, na noite de sábado.

Não houve confirmação de que Israel seja responsável pela morte de Kantar.

Os membros do Hezbollah estão a lutar ao lado das forças do Presidente sírio, Bashar al-Assad, contra insurgentes que tentam derrubá-lo há quase cinco anos.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.