sicnot

Perfil

Mundo

Danos de caixa negra de bombardeiro russo abatido por turcos impedem leitura

A caixa negra do bombardeiro russo abatido a 24 de novembro pela Turquia sobre a fronteira síria ainda não pode ser decifrada devido aos danos que sofreu, reconheceram hoje os peritos russos que investigam o acidente.

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

"A leitura da informação contida (...) não é possível de momento devido aos danos internos", disse o subchefe do departamento de segurança de voos da força aérea da Rússia, general Serguei Bainetov, à imprensa local.

O militar adiantou que o comité de aviação interestatal não possui o equipamento técnico necessário para decifrar os módulos de memória, pelo que a comissão de inquérito vai contactar instituições científicas russas que têm a tecnologia para o fazer.

"Lamentavelmente, para completar este trabalho necessitaremos de bastante tempo, mas faremos o possível", disse ainda.

Bainetov referiu que o trabalho de tentativa de leitura da informação contida na caixa negra, iniciado na sexta-feira, está a ser realizado em colaboração com peritos internacionais.

O derrube do avião militar russo Su-24 causou uma grave crise diplomática entre a Rússia e a Turquia. Ancara afirma que o avião violou o seu espaço aéreo, o que é negado por Moscovo.

O presidente russo, Vladimir Putin, exige que o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, se desculpe pelo derrube do bombardeiro, o que este recusa, e como represália Moscovo adotou sanções económicas contra Ancara.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.