sicnot

Perfil

Mundo

Danos de caixa negra de bombardeiro russo abatido por turcos impedem leitura

A caixa negra do bombardeiro russo abatido a 24 de novembro pela Turquia sobre a fronteira síria ainda não pode ser decifrada devido aos danos que sofreu, reconheceram hoje os peritos russos que investigam o acidente.

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

"A leitura da informação contida (...) não é possível de momento devido aos danos internos", disse o subchefe do departamento de segurança de voos da força aérea da Rússia, general Serguei Bainetov, à imprensa local.

O militar adiantou que o comité de aviação interestatal não possui o equipamento técnico necessário para decifrar os módulos de memória, pelo que a comissão de inquérito vai contactar instituições científicas russas que têm a tecnologia para o fazer.

"Lamentavelmente, para completar este trabalho necessitaremos de bastante tempo, mas faremos o possível", disse ainda.

Bainetov referiu que o trabalho de tentativa de leitura da informação contida na caixa negra, iniciado na sexta-feira, está a ser realizado em colaboração com peritos internacionais.

O derrube do avião militar russo Su-24 causou uma grave crise diplomática entre a Rússia e a Turquia. Ancara afirma que o avião violou o seu espaço aéreo, o que é negado por Moscovo.

O presidente russo, Vladimir Putin, exige que o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, se desculpe pelo derrube do bombardeiro, o que este recusa, e como represália Moscovo adotou sanções económicas contra Ancara.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.