sicnot

Perfil

Mundo

Seis soldados da NATO mortos em ataque suicida talibã

Seis soldados da missão da NATO no Afeganistão morreram num atentado suicida hoje perpetrado por talibãs contra uma patrulha conjunta do exército afegão e das forças estrangeiras destacadas naquele país, afirmou um porta-voz da Aliança Atlântica.

Soldados da NATO em Cabul, outubro de 2015.

Soldados da NATO em Cabul, outubro de 2015.

© Omar Sobhani / Reuters

"Os seis elementos foram mortos num ataque com um veículo armadilhado nas imediações da base aérea de Bagram", a norte de Cabul, referiu o porta-voz da NATO, em declarações à agência francesa AFP, mas sem precisar a nacionalidade das vítimas.

Também em declarações à AFP o governador da província de Parwan, Mohammad Asem, explicou que o ataque ocorreu quando um suicida numa mota se fez explodir à passagem da patrulha.

Um responsável dos serviços de segurança locais tinha avançado anteriormente outro balanço de vítimas, afirmando que o ataque tinha matado cinco soldados das forças da Aliança Atlântica e ferido outros seis.

Os cerca de 13 mil soldados da NATO ainda destacados no Afeganistão na missão "Apoio Decidido", que têm como funções a formação e o aconselhamento das forças afegãs, têm sido o alvo preferencial dos talibãs, que após a queda do seu regime, em 2001, iniciaram uma campanha de insurgência.

Na mensagem de reivindicação do ataque de hoje, os talibãs afirmaram que tinham matado "19 soldados norte-americanos".

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.