sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia legaliza cannabis para fins terapêuticos

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou hoje um decreto que legaliza a cultura, a transformação, a importação e exportação da 'cannabis' e dos seus derivados para fins terapêuticos naquele país.

© Fredy Builes / Reuters

Numa declaração transmitida pela televisão, Santos anunciou a assinatura do decreto que "permite a emissão de licenças para a posse de sementes de 'cannabis', e para a cultura desta planta para fins exclusivamente médicos e científicos".

"Autorizar o uso medicinal da cannabis não vai contra os nossos compromissos internacionais em matéria de controlo de drogas", frisou o chefe de Estado colombiano.

"O fabrico, a exportação, o comércio, bem como o uso médico e científico deste estupefaciente, e de outros, são permitidos há várias décadas na Colômbia, mas nunca foram regulados. É o que vamos fazer agora", acrescentou.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca -- que também pode ter um uso medicinal -- e de cocaína com cerca de 442 toneladas em 2014, o que representou um aumento de 52% face ao ano anterior, segundo as Nações Unidas.

O uso de 'cannabis' para fins terapêuticos já era permitido na Colômbia por uma lei datada de 1986. No entanto, existia uma lacuna na regulamentação, uma vez que "até agora não era possível permitir uma produção legal a nível nacional", precisou uma fonte do Ministério da Saúde colombiano, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

A legislação atual não permite cultivar mais de 20 pés de 'cannabis' e limita a posse até 20 gramas para um uso estritamente pessoal, proibindo o seu consumo em público e a respetiva comercialização.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.