sicnot

Perfil

Mundo

Colômbia legaliza cannabis para fins terapêuticos

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou hoje um decreto que legaliza a cultura, a transformação, a importação e exportação da 'cannabis' e dos seus derivados para fins terapêuticos naquele país.

© Fredy Builes / Reuters

Numa declaração transmitida pela televisão, Santos anunciou a assinatura do decreto que "permite a emissão de licenças para a posse de sementes de 'cannabis', e para a cultura desta planta para fins exclusivamente médicos e científicos".

"Autorizar o uso medicinal da cannabis não vai contra os nossos compromissos internacionais em matéria de controlo de drogas", frisou o chefe de Estado colombiano.

"O fabrico, a exportação, o comércio, bem como o uso médico e científico deste estupefaciente, e de outros, são permitidos há várias décadas na Colômbia, mas nunca foram regulados. É o que vamos fazer agora", acrescentou.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca -- que também pode ter um uso medicinal -- e de cocaína com cerca de 442 toneladas em 2014, o que representou um aumento de 52% face ao ano anterior, segundo as Nações Unidas.

O uso de 'cannabis' para fins terapêuticos já era permitido na Colômbia por uma lei datada de 1986. No entanto, existia uma lacuna na regulamentação, uma vez que "até agora não era possível permitir uma produção legal a nível nacional", precisou uma fonte do Ministério da Saúde colombiano, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

A legislação atual não permite cultivar mais de 20 pés de 'cannabis' e limita a posse até 20 gramas para um uso estritamente pessoal, proibindo o seu consumo em público e a respetiva comercialização.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.