sicnot

Perfil

Mundo

Dengue, a "gripe tropical", está em forte expansão no mundo

A dengue, doença transmitida por mosquitos, com sintomas semelhantes aos da gripe e que pode, nos casos mais graves, levar à morte, está em "dramática" expansão em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A informação é divulgada no mês em que a primeira vacina contra a doença, desenvolvida pela farmacêutica francesa Sanofi Pasteur, recebeu autorizações de comercialização para o México e para as Filipinas.

O vírus da dengue é transmitido aos seres humanos através de picadas de mosquitos nativos de África mas agora presentes em todas as áreas tropicais e subtropicais, bem como por mosquitos do Sudeste Asiático que já criaram colónias na Europa e na América do Norte, e a doença caracteriza-se por febre até 40 graus, dor de cabeça, náuseas, vómitos, dores musculares e articulares e erupção cutânea.

A perda de plasma e as hemorragias, presentes na forma grave da doença, podem causar a morte, tendo a OMS alertado que "a incidência da dengue tem aumentado dramaticamente em todo o mundo nas últimas décadas", pois até 1970 só nove países haviam tido epidemias de dengue grave, enquanto agora a doença é endémica em mais de 100 países na África, nas Américas, no Mediterrâneo Oriental, na Ásia e no Pacífico.

Uma incidência importante da dengue foi registada na Ilha da Madeira em 2012/2013, com a ocorrência de cerca de 2.000 casos, tendo a França sido atingida por casos esporádicos na metrópole e várias epidemias na Guiana e nas Antilhas Francesas, estimando a OMS que 3,9 mil milhões de pessoas em 128 países estejam "expostas" aos quatro tipos de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de casos em todo o mundo multiplicou-se por 30 nos últimos cinquenta anos, tornando a dengue a doença viral transmitida por mosquitos que "mais depressa se espalha" pelo mundo.

De acordo com um estudo britânico, publicado na revista científica Nature em abril de 2013, existiam aproximadamente 390 milhões de pessoas a ser infetadas com dengue a cada ano, das quais 96 milhões acabavam por desenvolver a doença.

A OMS assinala que 500.000 pessoas adoecem com uma gravidade que exige hospitalização e, desse total, "cerca de 2,5% morrem".

Frequentemente designada de "gripe tropical" ou "pequeno paludismo", a dengue é uma infeção causada por um vírus da mesma família que o da febre-amarela e não tem tratamento específico, sendo a medicação destinada a contrariar a febre e a dor.

Diversas empresas farmacêuticas, como a norte-americana Merck, a japonesa Takeda e a britânica GSK, também estão na corrida para colocar no mercado a sua própria vacina contra a doença.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.