sicnot

Perfil

Mundo

Chineses desenvolvem polígrafo com reconhecimento facial e inteligência artificial

Cientistas chineses desenvolveram um polígrafo que deteta mentiras utilizando tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial, divulgou hoje a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Fernando Vergara/AP arquivo

Os investigadores que criaram o polígrafo, da empresa chinesa Cloudwalk (associada à Academia Chinesa de Ciências) e da Universidade Jiaotong de Xangai, afirmam que o seu método é mais fiável que os polígrafos tradicionais, que se baseiam em medições da tensão sanguínea.

O novo detetor de mentiras tem em conta o sexo da pessoa, as suas expressões faciais, o pulso e características de voz através de uma câmara e um sensor que podem funcionar tanto de dia como de noite.

Também é equipado com cinco módulos de reconhecimento: facial, de voz, semântico, morfológico, físico, assim como outro de decisão inteligente.

Desse modo, o polígrafo realiza um estudo da pessoa e, graças à informação acumulada, o seu sistema de inteligência artificial permite analisar os pensamentos e sensações do observado.

"Os polígrafos tradicionais às vezes não funcionam com as pessoas que receberam treino profissional" para mentir, disse Zhou Xi, conselheiro delegado da Cloudwalk e um dos responsáveis do desenvolvimento do dispositivo, em declarações à Xinhua.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.