sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco galardoado com prémio Carlos Magno 2016

O prémio Carlos Magno 2016 foi atribuído ao papa Francisco "pelo seu encorajamento e a sua mensagem de esperança pela paz e convivência" na Europa, anunciou a cidade alemã de Aachen.

© Stefano Rellandini / Reuters

O galardão que "recompensa anualmente uma contribuição excecional para a unificação europeia" será entregue ao papa em Roma numa data a anunciar, segundo um comunicado da cidade onde Carlos Magno foi coroado.

"Nestes tempos em que numerosos cidadãos e cidadãs na Europa procuram orientação, o papa Francisco envia uma mensagem de esperança e encorajamento" dado pela "sua confiança nos homens (...) como pessoas dotadas de uma dignidade transcendente", adianta o comunicado.

O papa tornou-se uma "voz da consciência", que recorda a necessidade de dar prioridade às pessoas e que a Europa deve manter o seu compromisso "com a liberdade, a paz, a justiça, a democracia e a solidariedade", indica.

O padre Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, disse à agência France Presse que o papa tinha aceitado o prémio, sem mais comentários. Francisco não aceita normalmente recompensas.

O prémio Carlos Magno 2015 foi atribuído ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Entre os distinguidos com o galardão encontram-se o ex-presidente francês François Miterrand e o antigo chanceler alemão Helmut Kohl "ex aequo" (1988), o antigo primeiro-ministro espanhol Felipe González (1993), o ex-presidente norte-americano Bill Clinton (2000) e a chanceler Angela Merkel (2008).

O nome do prémio, atribuído por um comité de responsáveis da cidade, é uma homenagem ao Imperador Carlos Magno (742-814) considerado um pioneiro da unificação da Europa.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.