sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco galardoado com prémio Carlos Magno 2016

O prémio Carlos Magno 2016 foi atribuído ao papa Francisco "pelo seu encorajamento e a sua mensagem de esperança pela paz e convivência" na Europa, anunciou a cidade alemã de Aachen.

© Stefano Rellandini / Reuters

O galardão que "recompensa anualmente uma contribuição excecional para a unificação europeia" será entregue ao papa em Roma numa data a anunciar, segundo um comunicado da cidade onde Carlos Magno foi coroado.

"Nestes tempos em que numerosos cidadãos e cidadãs na Europa procuram orientação, o papa Francisco envia uma mensagem de esperança e encorajamento" dado pela "sua confiança nos homens (...) como pessoas dotadas de uma dignidade transcendente", adianta o comunicado.

O papa tornou-se uma "voz da consciência", que recorda a necessidade de dar prioridade às pessoas e que a Europa deve manter o seu compromisso "com a liberdade, a paz, a justiça, a democracia e a solidariedade", indica.

O padre Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, disse à agência France Presse que o papa tinha aceitado o prémio, sem mais comentários. Francisco não aceita normalmente recompensas.

O prémio Carlos Magno 2015 foi atribuído ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Entre os distinguidos com o galardão encontram-se o ex-presidente francês François Miterrand e o antigo chanceler alemão Helmut Kohl "ex aequo" (1988), o antigo primeiro-ministro espanhol Felipe González (1993), o ex-presidente norte-americano Bill Clinton (2000) e a chanceler Angela Merkel (2008).

O nome do prémio, atribuído por um comité de responsáveis da cidade, é uma homenagem ao Imperador Carlos Magno (742-814) considerado um pioneiro da unificação da Europa.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.