sicnot

Perfil

Mundo

Quase 50 cidades e duas províncias chinesas em alerta devido à poluição

Quase cinquenta cidades e duas províncias do norte e do leste da China estão em situação de alerta, devido aos elevados níveis de poluição atmosférica, informou hoje a agência oficial Xinhua.

© China Stringer Network / Reut

Várias cidades da província de Shandong (leste) emitiram hoje alertas vermelhos (os mais elevados), e o governo da província de Anhui (leste), lançou um alerta azul (o mais baixo) para toda a região, referiu a Xinhua.

A província de Hebei (noroeste), que rodeia a capital, e a cidade de Tianjin (noroeste) estão desde terça-feira em alerta vermelho, o que as obriga a limitar a circulação de veículos e a suspender as aulas.

Pequim saiu terça-feira do estado de alerta vermelho, decretado pelas autoridades no sábado, mas a cidade continua coberta por uma densa neblina tóxica.

Ainda que em Pequim a concentração de partículas sólidas PM2,5 (as mais pequenas e prejudiciais à saúde) tenha diminuído durante algumas horas, chegou a superar os 350 microgramas por metro cúbico, segundo medições da Embaixada dos EUA na China.

Níveis perigosos de poluição têm sido uma constante no noroeste da China nos últimos 15 dias, com a cidade de Tianjin a enfrentar o problema há 25 dias.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".