sicnot

Perfil

Mundo

Quase 50 cidades e duas províncias chinesas em alerta devido à poluição

Quase cinquenta cidades e duas províncias do norte e do leste da China estão em situação de alerta, devido aos elevados níveis de poluição atmosférica, informou hoje a agência oficial Xinhua.

© China Stringer Network / Reut

Várias cidades da província de Shandong (leste) emitiram hoje alertas vermelhos (os mais elevados), e o governo da província de Anhui (leste), lançou um alerta azul (o mais baixo) para toda a região, referiu a Xinhua.

A província de Hebei (noroeste), que rodeia a capital, e a cidade de Tianjin (noroeste) estão desde terça-feira em alerta vermelho, o que as obriga a limitar a circulação de veículos e a suspender as aulas.

Pequim saiu terça-feira do estado de alerta vermelho, decretado pelas autoridades no sábado, mas a cidade continua coberta por uma densa neblina tóxica.

Ainda que em Pequim a concentração de partículas sólidas PM2,5 (as mais pequenas e prejudiciais à saúde) tenha diminuído durante algumas horas, chegou a superar os 350 microgramas por metro cúbico, segundo medições da Embaixada dos EUA na China.

Níveis perigosos de poluição têm sido uma constante no noroeste da China nos últimos 15 dias, com a cidade de Tianjin a enfrentar o problema há 25 dias.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58