sicnot

Perfil

Mundo

Quase 50 cidades e duas províncias chinesas em alerta devido à poluição

Quase cinquenta cidades e duas províncias do norte e do leste da China estão em situação de alerta, devido aos elevados níveis de poluição atmosférica, informou hoje a agência oficial Xinhua.

© China Stringer Network / Reut

Várias cidades da província de Shandong (leste) emitiram hoje alertas vermelhos (os mais elevados), e o governo da província de Anhui (leste), lançou um alerta azul (o mais baixo) para toda a região, referiu a Xinhua.

A província de Hebei (noroeste), que rodeia a capital, e a cidade de Tianjin (noroeste) estão desde terça-feira em alerta vermelho, o que as obriga a limitar a circulação de veículos e a suspender as aulas.

Pequim saiu terça-feira do estado de alerta vermelho, decretado pelas autoridades no sábado, mas a cidade continua coberta por uma densa neblina tóxica.

Ainda que em Pequim a concentração de partículas sólidas PM2,5 (as mais pequenas e prejudiciais à saúde) tenha diminuído durante algumas horas, chegou a superar os 350 microgramas por metro cúbico, segundo medições da Embaixada dos EUA na China.

Níveis perigosos de poluição têm sido uma constante no noroeste da China nos últimos 15 dias, com a cidade de Tianjin a enfrentar o problema há 25 dias.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.