sicnot

Perfil

Mundo

Quase 50 cidades e duas províncias chinesas em alerta devido à poluição

Quase cinquenta cidades e duas províncias do norte e do leste da China estão em situação de alerta, devido aos elevados níveis de poluição atmosférica, informou hoje a agência oficial Xinhua.

© China Stringer Network / Reut

Várias cidades da província de Shandong (leste) emitiram hoje alertas vermelhos (os mais elevados), e o governo da província de Anhui (leste), lançou um alerta azul (o mais baixo) para toda a região, referiu a Xinhua.

A província de Hebei (noroeste), que rodeia a capital, e a cidade de Tianjin (noroeste) estão desde terça-feira em alerta vermelho, o que as obriga a limitar a circulação de veículos e a suspender as aulas.

Pequim saiu terça-feira do estado de alerta vermelho, decretado pelas autoridades no sábado, mas a cidade continua coberta por uma densa neblina tóxica.

Ainda que em Pequim a concentração de partículas sólidas PM2,5 (as mais pequenas e prejudiciais à saúde) tenha diminuído durante algumas horas, chegou a superar os 350 microgramas por metro cúbico, segundo medições da Embaixada dos EUA na China.

Níveis perigosos de poluição têm sido uma constante no noroeste da China nos últimos 15 dias, com a cidade de Tianjin a enfrentar o problema há 25 dias.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC