sicnot

Perfil

Mundo

Tempestades causam seis mortos no sul dos EUA no início da época natalícia

Tempestades que atingiram na quarta-feira o sudeste dos Estados Unidos causaram pelo menos seis mortos, informaram hoje as autoridades.

O temporal causou tornados e chuvas intensas nos estados do Mississípi, Tennessee e Arkansas, onde morreram seis pessoas e dezenas ficaram feridas, segundo a agência Efe.

O incidente mais grave ocorreu na noite de quarta-feira, quando um tornado que tocou terra em Clarksdale (Mississípi) causou a morte de três pessoas, incluindo um menino de sete anos.

As outras duas vítimas no estado do Mississípi foram uma mulher e um homem, ambos de 60 anos, que morreram no interior das respetivas casas, atingidas pelo tornado.

Outras duas vítimas (um homem e uma mulher) morreram por causa do temporal no condado de Perry, a sudoeste de Nashville (Tennessee), onde outras duas pessoas continuavam hoje desaparecidas, e três casas foram destruídas.

A sexta vítima foi registada no Arkansas. Trata-se de um jovem de 18 anos que morreu na sequência da queda de uma árvore, arrancada por ventos fortes, sobre o telhado da sua casa.

O perigo de tornados, devido aos ventos fortes e chuva, estende-se desde o Luisiana (sul) até Ilinóis (centro).

As tempestades afetam os Estados Unidos num dos períodos de maior mobilidade de todo o ano, no início da época natalícia, período em que está previsto que 100 milhões de norte-americanos se desloquem, a maioria (91 milhões) por estrada.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.