sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 58 feridos no Afeganistão e Paquistão devido a sismo de magnitude 6,2

Pelo menos 58 pessoas ficaram feridas -- 46 no Paquistão e 12 no Afeganistão -- devido ao sismo registado na sexta-feira com epicentro no nordeste afegão, sem que tenham sido reportadas vítimas mortais, disseram hoje fontes oficiais.

ARSHAD ARBAB

"Doze pessoas ficaram feridas esta noite no centro da província de Nangarhar (leste)", disse o porta-voz do governador provincial afegão, Atullah Khogyanai, referindo que quatro dos feridos se encontravam em estado crítico.

O porta-voz do Ministério de Gestão de Desastres afegão, Omar Mohammadi, disse que "apenas quatro casas ficaram destruídas no distrito de Tala wa Bargak da província nortenha de Baghlan, mas sem vítimas", escreve a agência Efe.

No vizinho Paquistão, um porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres da província de Khyber Pakhtunkhwa (noroeste), Latif ur Rehman, sublinhou que não há informação sobre eventuais mortos, mas que "foram reportadas 38 pessoas feridas em Peshawar e oito em Hangu devido à derrocada de tetos e paredes em casas de barro".

O sismo, de magnitude 6,2, foi registado no nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão e o Tadjiquistão, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O abalo, com epicentro a cerca de 280 quilómetros a nordeste da capital afegã, Cabul, registou-se na sexta-feira às 23:44 locais (19:14 em Lisboa).

Informações divulgadas por agências internacionais referem que o sismo fez abanar edifícios na capital paquistanesa, Islamabad, havendo utilizadores da rede social Twitter residentes em Nova Deli que afirmam ter sentido o abalo.

Em outubro, um terramoto de magnitude 7,5 fez-se sentir em todo o Paquistão e no Afeganistão, causando cerca de 400 mortos.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC