sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 58 feridos no Afeganistão e Paquistão devido a sismo de magnitude 6,2

Pelo menos 58 pessoas ficaram feridas -- 46 no Paquistão e 12 no Afeganistão -- devido ao sismo registado na sexta-feira com epicentro no nordeste afegão, sem que tenham sido reportadas vítimas mortais, disseram hoje fontes oficiais.

ARSHAD ARBAB

"Doze pessoas ficaram feridas esta noite no centro da província de Nangarhar (leste)", disse o porta-voz do governador provincial afegão, Atullah Khogyanai, referindo que quatro dos feridos se encontravam em estado crítico.

O porta-voz do Ministério de Gestão de Desastres afegão, Omar Mohammadi, disse que "apenas quatro casas ficaram destruídas no distrito de Tala wa Bargak da província nortenha de Baghlan, mas sem vítimas", escreve a agência Efe.

No vizinho Paquistão, um porta-voz da Autoridade de Gestão de Desastres da província de Khyber Pakhtunkhwa (noroeste), Latif ur Rehman, sublinhou que não há informação sobre eventuais mortos, mas que "foram reportadas 38 pessoas feridas em Peshawar e oito em Hangu devido à derrocada de tetos e paredes em casas de barro".

O sismo, de magnitude 6,2, foi registado no nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão e o Tadjiquistão, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O abalo, com epicentro a cerca de 280 quilómetros a nordeste da capital afegã, Cabul, registou-se na sexta-feira às 23:44 locais (19:14 em Lisboa).

Informações divulgadas por agências internacionais referem que o sismo fez abanar edifícios na capital paquistanesa, Islamabad, havendo utilizadores da rede social Twitter residentes em Nova Deli que afirmam ter sentido o abalo.

Em outubro, um terramoto de magnitude 7,5 fez-se sentir em todo o Paquistão e no Afeganistão, causando cerca de 400 mortos.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.