sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita matou palestiniano que tentou matar oficial no centro de Jerusalém

A polícia israelita matou a tiro um palestiniano que tentou esfaquear esta manhã um oficial no centro histórico de Jerusalém.

© Ammar Awad / Reuters

Nos últimos três meses, as forças de segurança israelitas mataram 137 palestinianos, mais de sete dezenas, segundo as autoridades, são descritos como assaltantes. Durante o mesmo período, os palestinianos mataram 21 pessoas, entre israelistas e cidadãos estrangeiros.

Esta onda de violência começou em outubro passado. Os palestinianos dizem que a geração mais nova não quer viver sob as restrições militares de Israel e numa economia estrangulada, e que isso explica, em parte, os sucessivos ataques.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.