sicnot

Perfil

Mundo

Polícia israelita matou palestiniano que tentou matar oficial no centro de Jerusalém

A polícia israelita matou a tiro um palestiniano que tentou esfaquear esta manhã um oficial no centro histórico de Jerusalém.

© Ammar Awad / Reuters

Nos últimos três meses, as forças de segurança israelitas mataram 137 palestinianos, mais de sete dezenas, segundo as autoridades, são descritos como assaltantes. Durante o mesmo período, os palestinianos mataram 21 pessoas, entre israelistas e cidadãos estrangeiros.

Esta onda de violência começou em outubro passado. Os palestinianos dizem que a geração mais nova não quer viver sob as restrições militares de Israel e numa economia estrangulada, e que isso explica, em parte, os sucessivos ataques.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite