sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sérvia prende 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, por corrupção

A polícia sérvia deteve 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, acusadas de delitos de corrupção que lesaram o Estado em mais de 100 milhões de euros, indicou hoje o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

© Marko Djurica / Reuters

"Estas pessoas cometeram desde 2004 vários delitos de corrupção e de abuso do poder (...) que lhes permitiram desviar mais de 100 milhões de euros. Entre os detidos está um ex-ministro, vários antigos altos funcionários, presidentes de câmara atuais e antigos e ainda diretores de grandes empresas", afirmou Stefanovic, que só identificou o antigo governante pelas iniciais "S. M.".

Segundo o portal do diário sérvio Blic, tratar-se-á de Slobodan Milosavljelic, ex-ministro do Comércio no Governo democrata pró-europeu do falecido Zoran Djindjic, primeiro-ministro assassinado em março de 2003.

Stefanovic indicou que a polícia procura ainda outros cinco suspeitos e que a investigação intensificou-se ao longo do último ano.

"Trata-se da maior operação que visa aniquilar a corrupção e o crime financeiro. A nossa luta contra a corrupção não tem, nem terá, em conta se os suspeitos pertencem a um partido político ou a sua profissão", assegurou Stefanovic.

O anúncio das detenções ocorre duas semanas após a Sérvia ter iniciado, a 14 deste mês, os dois primeiros capítulos de negociação para adesão à União Europeia (UE), no quadro da normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.