sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sérvia prende 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, por corrupção

A polícia sérvia deteve 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, acusadas de delitos de corrupção que lesaram o Estado em mais de 100 milhões de euros, indicou hoje o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

© Marko Djurica / Reuters

"Estas pessoas cometeram desde 2004 vários delitos de corrupção e de abuso do poder (...) que lhes permitiram desviar mais de 100 milhões de euros. Entre os detidos está um ex-ministro, vários antigos altos funcionários, presidentes de câmara atuais e antigos e ainda diretores de grandes empresas", afirmou Stefanovic, que só identificou o antigo governante pelas iniciais "S. M.".

Segundo o portal do diário sérvio Blic, tratar-se-á de Slobodan Milosavljelic, ex-ministro do Comércio no Governo democrata pró-europeu do falecido Zoran Djindjic, primeiro-ministro assassinado em março de 2003.

Stefanovic indicou que a polícia procura ainda outros cinco suspeitos e que a investigação intensificou-se ao longo do último ano.

"Trata-se da maior operação que visa aniquilar a corrupção e o crime financeiro. A nossa luta contra a corrupção não tem, nem terá, em conta se os suspeitos pertencem a um partido político ou a sua profissão", assegurou Stefanovic.

O anúncio das detenções ocorre duas semanas após a Sérvia ter iniciado, a 14 deste mês, os dois primeiros capítulos de negociação para adesão à União Europeia (UE), no quadro da normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42