sicnot

Perfil

Mundo

Papa celebra Jubileu das Famílias sob o signo do perdão

O papa Francisco celebrou hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Jubileu das Famílias, a última grande manifestação jubilar do ano 2015 e uma celebração realizada sob o signo do perdão.

© Alessandro Bianchi / Reuters

O papa instou os pais católicos a mostrarem "pequenos gestos" diários com os filhos, como "partilhar uma oração antes de comerem juntos", e pediu que durante o jubileu "toda a família cristã seja um lugar em que se experimente o perdão".

"Que neste ano de Misericórdia, toda a família cristã seja um lugar privilegiado em que se experimente a alegria do perdão. O perdão é a essência do amor, que sabe compreender o erro e colocar remédio", afirmou o papa Francisco.

Jorge Bergoglio proferiu estas palavras durante uma missa celebrada na Basílica de São Pedro do Vaticano e dedicada às famílias, no âmbito dos atos do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O papa sublinhou que é "no seio da família" que se educa os mais pequenos para o perdão para "terem a certeza de serem compreendidos e apoiados, não obstante os horrores que se possam cometer", defendendo que é preciso "não perder a confiança na família".

Durante a homilia, Francisco exortou os pais católicos a mostrarem diariamente "pequenos gestos" aos filhos para os educar na fé cristã.

"Que importante é para as nossas famílias caminhar juntos para alcançar a mesma meta. Sabemos que temos um itinerário comum para percorrer, um caminho onde nos deparamos com dificuldades, mas também com momentos de alegria e de consolo", sustentou Bergoglio.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.