sicnot

Perfil

Mundo

Papa celebra Jubileu das Famílias sob o signo do perdão

O papa Francisco celebrou hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Jubileu das Famílias, a última grande manifestação jubilar do ano 2015 e uma celebração realizada sob o signo do perdão.

© Alessandro Bianchi / Reuters

O papa instou os pais católicos a mostrarem "pequenos gestos" diários com os filhos, como "partilhar uma oração antes de comerem juntos", e pediu que durante o jubileu "toda a família cristã seja um lugar em que se experimente o perdão".

"Que neste ano de Misericórdia, toda a família cristã seja um lugar privilegiado em que se experimente a alegria do perdão. O perdão é a essência do amor, que sabe compreender o erro e colocar remédio", afirmou o papa Francisco.

Jorge Bergoglio proferiu estas palavras durante uma missa celebrada na Basílica de São Pedro do Vaticano e dedicada às famílias, no âmbito dos atos do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O papa sublinhou que é "no seio da família" que se educa os mais pequenos para o perdão para "terem a certeza de serem compreendidos e apoiados, não obstante os horrores que se possam cometer", defendendo que é preciso "não perder a confiança na família".

Durante a homilia, Francisco exortou os pais católicos a mostrarem diariamente "pequenos gestos" aos filhos para os educar na fé cristã.

"Que importante é para as nossas famílias caminhar juntos para alcançar a mesma meta. Sabemos que temos um itinerário comum para percorrer, um caminho onde nos deparamos com dificuldades, mas também com momentos de alegria e de consolo", sustentou Bergoglio.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC