sicnot

Perfil

Mundo

Argentina atingida pelas piores cheias em décadas

O Presidente da Argentina, Mauricio Macri, visitou este domingo a cidade de Concordia para se encontrar com os residentes desalojados pelas cheias, que foram descritas por especialistas como "as mais severas da última metade do século".

Chuvas torrenciais causaram pelo menos seis mortos em diferentes locais.

Chuvas torrenciais causaram pelo menos seis mortos em diferentes locais.

PRENSA MUNICIPIO CONCORDIA HANDOUT

Concordia, a cerca de 430 quilómetros a nordeste da capital Bueno Aires, na província de Entre Rios, foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias na Argentina.

Macri também liderou a reunião de um "comité de crise", convocada para dar resposta à situação de emergência desencadeada pelas cheias.

Meteorologistas têm vindo a advertir que este ano o fenómeno El Niño conduziria a incidentes climáticos extremos na América Latina.

Chuvas torrenciais causaram pelo menos seis mortos em diferentes locais.

O Paraguai tem sido o país mais atingido até ao momento, tendo cerca de 100 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas, em particular, na capital Assunção.

O Brasil e o Uruguai também foram afetados.

Lusa

  • Cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas
    0:36

    Mundo

    As cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas. O Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Brasil estão a ser atingidos por tempestades que já inundaram milhares de quilómetros quadrados de campos e cidades e fizeram com que os rios transbordassem e ultrapassassem, em muito, as margens. O governo do Paraguai, o país mais atingido, já declarou o estado de emergência em sete regiões e diz que, para já, é impossível contabilizar os mortos e os danos materiais que o mau tempoe está a causar. Os meteorologistas dizem que a culpa é do El Niño, que está a ser o mais extremo dos últimos 15 anos.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.