sicnot

Perfil

Mundo

Brasil aprova primeira vacina contra o dengue

O Brasil aprovou o uso da primeira vacina contra o dengue, o 'Dengvaxia', que já havia recebido uma autorização semelhante no México e nas Filipinas, anunciou hoje em comunicado a companhia farmacêutica francesa Sanofi Pasteur.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

REUTERS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira anunciou a autorização do uso daquela que é a primeira vacina regulamentada para a prevenção da doença causada pelos quatros tipos de vírus do dengue em indivíduos entre os nove e os 45 anos, que vivem em áreas endémicas.

Só este ano, 1,4 milhões de brasileiros foram infetados com o dengue, sendo 70% dos casos sido registados em indivíduos com mais de nove anos e que fazem parte "de um segmento da população altamente móvel e socialmente ativo, o que contribui para a propagação da doença dentro das comunidades", disse a farmacêutica francesa.

A vacina é o resultado de mais de duas décadas de inovação e colaboração científica e 25 estudos clínicos realizados em 15 países em todo o mundo, refere a agência espanhola Efe, citando o comunicado da Sanofi Pasteur.

Lusa

  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.