sicnot

Perfil

Mundo

Genebra reduz nível de alerta terrorista

O cantão suíço de Genebra baixou o nível de alerta terrorista de "ameaça específica" para "ameaça difusa", segundo um comunicado divulgado hoje pelas autoridades cantonais.

© Ruben Sprich / Reuters

O nível, que tinha sido elevado a 10 de dezembro, regressa assim ao registado até essa data.

O nível de "ameaça específica" é o terceiro de uma escala de cinco.

A decisão foi tomada com base numa proposta da polícia cantonal, depois de reavaliada a situação após o Natal e de consultas com as autoridades federais da Suíça, segundo o Departamento de Segurança e Economia do cantão.

Por outro lado, segundo o texto, "todos os eventos recentes, de natureza diplomática, religiosa ou comercial, que foram considerados como potenciais alvos já terminaram".

O comunicado precisa que durante os 18 dias em que o nível de alerta foi de "ameaça específica" a polícia vigiou permanentemente locais considerados sensíveis e várias unidades suplementares foram mobilizadas para garantir a segurança em eventos específicos para poderem intervir rapidamente em caso de ataque específico.

Durante esse período de alerta as autoridades detiveram dois homens com passaportes sírios, em cujo automóvel foram detetados vestígios de explosivos.

Lusa

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.