sicnot

Perfil

Mundo

Genebra reduz nível de alerta terrorista

O cantão suíço de Genebra baixou o nível de alerta terrorista de "ameaça específica" para "ameaça difusa", segundo um comunicado divulgado hoje pelas autoridades cantonais.

© Ruben Sprich / Reuters

O nível, que tinha sido elevado a 10 de dezembro, regressa assim ao registado até essa data.

O nível de "ameaça específica" é o terceiro de uma escala de cinco.

A decisão foi tomada com base numa proposta da polícia cantonal, depois de reavaliada a situação após o Natal e de consultas com as autoridades federais da Suíça, segundo o Departamento de Segurança e Economia do cantão.

Por outro lado, segundo o texto, "todos os eventos recentes, de natureza diplomática, religiosa ou comercial, que foram considerados como potenciais alvos já terminaram".

O comunicado precisa que durante os 18 dias em que o nível de alerta foi de "ameaça específica" a polícia vigiou permanentemente locais considerados sensíveis e várias unidades suplementares foram mobilizadas para garantir a segurança em eventos específicos para poderem intervir rapidamente em caso de ataque específico.

Durante esse período de alerta as autoridades detiveram dois homens com passaportes sírios, em cujo automóvel foram detetados vestígios de explosivos.

Lusa

  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23