sicnot

Perfil

Mundo

Genebra reduz nível de alerta terrorista

O cantão suíço de Genebra baixou o nível de alerta terrorista de "ameaça específica" para "ameaça difusa", segundo um comunicado divulgado hoje pelas autoridades cantonais.

© Ruben Sprich / Reuters

O nível, que tinha sido elevado a 10 de dezembro, regressa assim ao registado até essa data.

O nível de "ameaça específica" é o terceiro de uma escala de cinco.

A decisão foi tomada com base numa proposta da polícia cantonal, depois de reavaliada a situação após o Natal e de consultas com as autoridades federais da Suíça, segundo o Departamento de Segurança e Economia do cantão.

Por outro lado, segundo o texto, "todos os eventos recentes, de natureza diplomática, religiosa ou comercial, que foram considerados como potenciais alvos já terminaram".

O comunicado precisa que durante os 18 dias em que o nível de alerta foi de "ameaça específica" a polícia vigiou permanentemente locais considerados sensíveis e várias unidades suplementares foram mobilizadas para garantir a segurança em eventos específicos para poderem intervir rapidamente em caso de ataque específico.

Durante esse período de alerta as autoridades detiveram dois homens com passaportes sírios, em cujo automóvel foram detetados vestígios de explosivos.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.