sicnot

Perfil

Mundo

Paquistão e Afeganistão querem retomar em janeiro negociações com talibãs

O Afeganistão e o Paquistão concordaram reunir-se em janeiro com responsáveis militares dos Estados Unidos e da China, para preparar novas negociações de paz com os talibãs, foi hoje anunciado.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O anúncio foi feito numa altura em que o responsável máximo das Forças Armadas do Paquistão, Raheel Sharif, visitou Cabul para um encontro com o presidente afegão, Ashrag Ghani, e com o primeiro-ministro Abdullah Abdullah.

O Paquistão já tinha dado em julho um primeiro passo para novas negociações, mas acabaram por ficar suspensas com a confirmação da morte do líder dos talibãs, Mullah Omar.

"Todas as partes concordaram que a primeira ronda de conversações entre Afeganistão, Paquistão, Estados Unidos e China irá acontecer em janeiro, para traçar um caminho para a paz", afirmou a presidência afegã em comunicado.

As forças afegãs tentam atualmente retirar os insurgentes talibãs da região de Sangin, onde dizimaram uma extensa área da produção de ópio.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.