sicnot

Perfil

Mundo

Paquistão e Afeganistão querem retomar em janeiro negociações com talibãs

O Afeganistão e o Paquistão concordaram reunir-se em janeiro com responsáveis militares dos Estados Unidos e da China, para preparar novas negociações de paz com os talibãs, foi hoje anunciado.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O anúncio foi feito numa altura em que o responsável máximo das Forças Armadas do Paquistão, Raheel Sharif, visitou Cabul para um encontro com o presidente afegão, Ashrag Ghani, e com o primeiro-ministro Abdullah Abdullah.

O Paquistão já tinha dado em julho um primeiro passo para novas negociações, mas acabaram por ficar suspensas com a confirmação da morte do líder dos talibãs, Mullah Omar.

"Todas as partes concordaram que a primeira ronda de conversações entre Afeganistão, Paquistão, Estados Unidos e China irá acontecer em janeiro, para traçar um caminho para a paz", afirmou a presidência afegã em comunicado.

As forças afegãs tentam atualmente retirar os insurgentes talibãs da região de Sangin, onde dizimaram uma extensa área da produção de ópio.

Lusa

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43